24/11/17 | 16:16
Cmei Jean Piaget realiza evento de encerramento da Semana da Consciência Negra

Na manhã dessa sexta-feira, 24/11, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jean Piaget, localizado no bairro Santo Antônio, na zona Oeste de Manaus, realizou o encerramento da Semana da Consciência Negra, envolvendo cerca de 80 alunos do 1º e º período da Educação infantil, além de professores e funcionários da unidade.

O objetivo da atividade foi proporcionar aos pequenos, uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade. Para isso, o Cmei realiza todo ano essa comemoração, fazendo com que os alunos tomem consciência das raízes históricas que contribuíram e contribuem na constituição da cultura e formação da nação brasileira.

Durante toda semana, as crianças participaram de atividades em sala de aulas relacionadas ao tema como brincadeiras, exibição de vídeos e exercícios. Na ocasião, eles dramatizaram a história ‘A Menina Bonita do Laço de Fita’, onde um coelho branco faz de tudo para ficar negro como a menina de laço de fita que ele admira, no entanto não consegue porque a menina inventava motivos para explicar a coloração da pele que não a assumia.

A pedagoga da unidade, Renata Braga, conta que esse tipo de atividade é utilizada para fazer com o que os alunos aprendam e entendam que é normal ser diferente e que todos precisam se respeitar e falou sobre a expectativa dos alunos pelas apresentações.

“Eles estavam bem ansiosos, porque a gente passou a semana inteira divulgando e quando dia chegou, eles ficaram muito empolgados. Durante toda essa semana a gente trabalhou a importância de respeitar”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Divulgação/ Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054