14/05/13 | 11:11
CMEI Irmão Ciro Raimundo faz passeata ‘Todos juntos contra o racismo’

Aproximadamente 60 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmão Ciro Raimundo Martins Fonseca participaram, na manhã desta segunda-feira, 13, de uma passeata com o tema ‘Todos juntos contra o racismo’. A manifestação aconteceu nas principais ruas do bairro Monte das Oliveiras, zona Norte da cidade

Com cartazes de frases temáticas, alunos, professores e servidores percorreram as vias da comunidade para levar uma mensagem de repúdio contra qualquer ato ou ação de racismo ao semelhante. A passeata foi realizada em alusão ao 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, data em que foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, em 1888.

“A meta da passeata foi sensibilizar, tanto as crianças quanto a comunidade local sobre o tema que é problemático em nossa sociedade”, comentou a diretora da escola, Karla Danielle, afirmando que o trabalho visa evitar, desde cedo, formas de preconceitos na sociedade.

“O caráter de uma pessoa não está atrelado à cor que a mesma tem. Nós já identificamos casos de crianças que não querem brincar e ficar perto de outros coleguinhas por serem de outra cor. Infelizmente isso acontece, mas toda essa temática é trabalhada em sala de aula com atividades como música, pintura, conversa, enfim atividades que possam evitar esses fatos”, relatou.

A ação faz parte do projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) batizado de ‘Escola e Diversidade’. Durante esta semana, o CMEI Irmão Ciro Raimundo realizará várias atividades em sala de aula relacionadas à temática.