25/10/19 | 9:54
Cmei inaugura cantinho móvel da leitura por meio de projeto de Educação Financeira

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil  (Cmei) Dom Bosco, localizado na Compensa, zona Oeste, contam a partir de agora com um cantinho móvel da leitura que ajudará a dar asas a imaginação para as  crianças por meio de obras da literatura infantil no ambiente escolar.

A inauguração do espaço pedagógico aconteceu nesta terça-feira, 23/10, na unidade de ensino, com participação de familiares , dos alunos e  representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A cerimônia marcou o encerramento do projeto de Educação Financeira ‘Sonhar, Planejar e Alcançar’ realizado pela unidade de ensino em parceria com projeto Vila Sésamo, que possibilitou  a compra do cantinho móvel de leitura, bem como dos livros expostos no espaço com o valor de R$ 1 mil.

O Cmei atende  272 crianças do 1º e 2º período, da Educação Infantil. De acordo com a gestora, Anne Albuquerque, a escolha do cantinho da leitura foi feita pelas próprias crianças , em conjunto seus  pais em  reuniões realizadas para discutir sobre a compra de algo que fosse prioridade para a escola, que pudesse melhorar  a qualidade de ensino no ambiente escolar.

“O cantinho da leitura, além de representar a concretização do sonho dos próprios alunos, é visto pelo Cmei como uma oportunidade de promover o primeiro contanto com a leitura, com figuras ilustrativas, com histórias infantis , enfim  com a questão do letramento e  esperamos, com isso, também estimular nas crianças o gosto pela  leitura e  escrita”, explicou a gestora.

O Cmei Dom Bosco faz parte das 21 unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino que foram contempladas, em 2019, com o projeto da Vila Sésamo, que tem o objetivo de contribuir no planejamento financeiro familiar das crianças, a fim de que sejam capazes de alcançar as metas estipuladas por elas.

Além de Manaus, o projeto acontece  em Curitiba, Recife , Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora do projeto  Vila Sésamo,  Vera Lucia Oliveira, Manaus tem se destacado  com o trabalho que vem realizando com as famílias e alunos na questão da  educação financeira.

“Para nossa alegria,  Manaus se destacou não só a nível nacional, mas também nível mundial, tendo em vista que o projeto acontece em vários países . Podemos dizer ainda que aqui (Manaus)  tem sido maravilhoso, porque a unidades de ensino abraçaram de fato esse projeto e estão dando uma resposta muito  positiva com o que estão fazendo”, disse a coordenadora.

Umas das alunas que gostou do novo espaço de leitura é Larissa da Silva, de 6 anos ,  do 2º  período da Educação Infantil. Segundo a pequena, o cantinho é bem-vindo a todos os alunos.

“Eu vou gostar, porque eu e meus amigos agora vamos poder ler muitas historinhas legais e divertidas , frisou Larissa.

Texto e fotos: Emerson Felipe

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054