01/09/14 | 10:15
Cmei Hermann Gmeiner realiza o 6º Festival Cantigas de Rodas

Buscando resgatar a cultura popular infantil, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, localizado no bairro Alvorada, zona Oeste, realizou na tarde do último sábado, 30, o 6º Festival Cantigas de Rodas, com o tema ‘Manifestando a Cultura Popular’. O evento foi realizado no espaço da ONG Aldeia Infantil SOS Brasil, também no bairro Alvorada.

De acordo com a gestora da unidade, Zilene Maia Galvão, a festa reuniu cerca de 400 pessoas, contando com alunos, ex-alunos e comunitários. Ainda de acordo com a gestora, o festival é o encerramento do ‘Projeto Cantigas de Rodas – Resgatando a Cultura Infantil’, que é trabalhado desde o começo do ano com os alunos.

“Nós buscamos trazer a cultura das cantigas de rodas, que eram brincadas pelos pais deles, pelas pessoas mais velhas, resgatar a alegria de ser criança, pois percebemos que as crianças de hoje estão mais preocupadas com tecnologias, com as mídias que influenciam muito e perdem aquela essência das brincadeiras de rua, brincadeiras de grupos. Por isso, nós trabalhamos no dia a dia, com brincadeiras lúdicas, trabalhando a motricidade, deixando uma visão de infância para nossos alunos”, informou.

No festival, os alunos que têm entre 3 e 5 anos puderam apresentar tudo o que foi trabalhado em sala de aula com os professores. Ao todo, foram dez apresentações, como “Ciranda-Cirandinha”, “Linda Rosa Juvenil”, “Tororó”, “‘Não Atire o Pau no Gato”, versão adaptada, “Quadrilha”, “Carimbó”, entre outras. A novidade este ano, segundo a gestora, foi o Boi Curumim que, assim como as outras atividades, foi apresentado em forma de cantiga de roda.

“Todas as apresentações, apesar dos temas variados, foram trabalhadas como cantigas de rodas, pois esse era o nosso objetivo, aquela brincadeira de roda. Por isso, o Carimbó e o Boi também foram trabalhados desta forma. Além disso, o festival contou com exposição dos trabalhos e cartazes produzidos pelos alunos. Foi um sucesso nosso Festival”, relatou.

O 6º Festival de Cantigas de Rodas foi muito bem recebido pelos pais, que sempre participam de forma intensa, segundo Zilene Maia.

“Participaram tanto na confecção das roupas, quanto na compra de mesas. Mas o principal  mesmo é a presença deles na festa, apoiando os filhos e participando da escola. A comunidade apoiou nosso projeto e compareceu em peso”, destacou.

Os pais dos alunos conferiram, ainda, a escolha da Rainha e do Rei do Festival e participaram de vários sorteios com brindes diversos.

Cmei Graciliano Ramos

Na noite de sexta-feira, 29, foi realizado o Festival Folclórico do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graciliano Ramos, localizado no bairro Alvorada, na Zona Oeste.

De acordo com a gestora da unidade, Andrea Soares, os pais e a comunidade lotaram o espaço da escola para acompanhar as cinco apresentações dos alunos, que dançaram Carimbó, Quadrilha, entre outras danças. Os alunos apresentaram, também, o “Boi Cicinho Ramos”, destaque da escola.

 

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Divulgação do CMEI Hermann Gmeiner

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054