02/07/15 | 8:21
Cmei Hermann Gmeiner realiza 7º Festival de Cantigas de Roda

SAM_0959Com objetivo de resgatar a essência das cantigas de rodas, alunos e professores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, localizado no bairro Alvorada, zona Oeste, realizaram na última sexta-feira, 26, o 7º Festival de Cantigas de Roda. A festa foi o encerramento do projeto ‘Cantigas de Roda, resgatando a cultura infantil’, trabalhado durante todo ano letivo com as crianças.

De acordo com a gestora do Cmei, Zilene Trovão, o projeto tem como principal objetivo manter viva nos alunos a ingenuidade, as brincadeiras saudáveis que os pais delas praticavam quando eram menores. A gestora destacou que ao invés da tradicional Festa Junina, o centro optou por realizar o festival onde as crianças apresentassem as cantigas que eles ensaiaram durante o ano em sala de aula.

SAM_0880“As cantigas de rodas na nossa atual realidade acabaram ficando esquecidas e, infelizmente, as nossas crianças de hoje em dia acabam ficando expostas as coisas que não são ideais para a idade delas. Com isso, nós buscamos trabalhar o projeto de cantigas que busca reviver essa cultura voltada para as crianças. As cantigas são trabalhadas de forma pedagógica em sala de aula, nos parâmetros curriculares da Educação Infantil. Os pais apoiaram o projeto, tanto que compareceram em peso no nosso festival, prestigiando o evento e as apresentações das crianças”, relatou.

SAM_0903Ainda de acordo com a gestora, foram apresentadas sete cantigas de roda pelos 240 alunos do CMEI, além da apresentação do ‘Boi Curumim’ e dos alunos da Aldeia SOS Infantil.

“Foi a primeira vez que realizamos o festival à noite, pois os pais queriam participar deste momento com os filhos. As apresentações foram um sucesso e só temos a agradecer ao apoio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, aos nossos funcionários do CMEI, aos servidores da Divisão de Educação Infantil, ao CMEI Graciliano Ramos e a EMEF Joaquim Gonzaga pelo apoio estrutural, além da Polícia Militar”, completou a gestora.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Divulgação CMEI Hermann Gmeiner

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054