08/04/16 | 15:52
CMEI Heliodoro Balbi realiza Sarau Literário “Sabores do meu quintal”

08-04-16-Sarau Literário Cmei. Heliodoro Balbi. Fotos-Cleomir Santos(88)No encerramento da Semana da Literatura Amazonense, ocorrido nesta sexta-feira, 8, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Heliodoro Balbi, localizado no bairro Santa Etelvina, zona Norte, realizou o Sarau Literário “Sabores do meu quintal”. O evento foi baseado no livro “As frutas do meu quintal”, da escritora amazonense Ana Peixoto. Na oportunidade, toda programação foi alusiva ao Dia Mundial da Saúde, celebrado na última quinta-feira (7). No Sarau Literário, as crianças apresentaram cantigas de rodas, trava-língua, advinhas, piadas e lendas amazônicas.

Para conhecer as obras de Ana Peixoto, as 500 crianças do 1º e 2º período tiveram a chance de trabalhar na semana a leitura e dramatização dos contos da autora, pintura, dobraduras, histórias, desenhos, mosaico, circuito das frutas, atividades com música e movimento, degustação de salada de frutas, entre outras atividades.

08-04-16-Sarau Literário Cmei. Heliodoro Balbi. Fotos-Cleomir Santos(81)Para diretora da escola, Rosimar Cardoso de Souza, as crianças conseguem muito bem assimilar o aprendizado sobre o trabalho da autora e como ter uma vida saudável com o tema abordado durante a semana.

“Foi uma atividade importantíssima para as crianças. Acredito que elas conseguiram aprender bastante, porque vivenciamos as obras da autora. Os pais participaram ativamente desse processo. Para nós, foi uma alegria ter trabalhado algo da nossa região, na qual os alunos tiveram a chance de conhecer nossas frutas, a boa alimentação e conhecer a Ana Peixoto”, comentou.A professora do 2º período, Josinelma Gomes Garcia, ficou satisfeita com resultado do Sarau, pois as crianças mostraram que conseguiram absorver as informações sobre a escritora e a importância de comer as frutas regionais.

08-04-16-Sarau Literário Cmei. Heliodoro Balbi. Fotos-Cleomir Santos(89)“Foi um trabalho na semana inteira sobre as obras de Ana Peixoto, que são livros que envolvem a nossa região. Fizemos atividades de forma lúdica e não foi aquele trabalho manual e só de voz, mas as crianças participaram muito por meio de brincadeiras, podendo acompanhar todo conteúdo passado”, disse.

Presente nos eventos da escola, a doméstica Dislene de Souza Vasquez, 25, mãe da aluna do 2º período, Renata Vasquez Ferreira, 5, gostou muito de ver sua filha participando da apresentação com outros alunos, principalmente do aprendizado sobre a temática.

“Sempre que posso estou na escola para ver o trabalho das professoras. Vi as crianças todas animadas e achei muito legal, porque todas aprenderam muito sobre a alimentação saudável. Minha filha come muita banana e maçã, sem contar a admiração pelas obras da escritora”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054