11/05/15 | 13:37
CMEI Eva Gomes realiza homenagem aos pais e reponsáveis dos alunos

Aproximadamente 300 pessoas, entre mães e responsáveis de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eva Gomes do Nascimento, participaram da festa da família em comemoração ao dia das Mães neste sábado, 9. A atividade aconteceu pela manhã, na Igreja Aliança Evangélica, localizada a rua São João, bairro Novo Israel, zona Norte de Manaus. A escritora amazonense Ana Peixoto e a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Therezinha Ruiz, participaram do evento.

A subsecretária de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo Trajano, que também prestigiou a homenagem, afirmou que o evento contribuiu para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. “Este momento de socialização entre a escola e a família é fundamental para educação infantil, pois nesta modalidade de ensino é fundamental o envolvimento, a participação e a integração entre as duas partes para que seja fortalecido os laços educativos e de parceria no processo de ensino aprendizagem realizado por esta unidade educacional e seus pais” salientou ao destacar que eventos como este também aproximam as famílias das escolas e da vida acadêmica dos alunos.

Durante o evento houve musicais e danças coreografadas apresentadas por cerca de 400 alunos, sob a coordenação de seus respectivos professores. A gestora da unidade, Francisca Goncalves, explicou porque a escola decidiu homenagear todos os responsáveis e não exclusivamente as mães.

“Criamos este evento para homenagear todos os responsáveis, porque entendemos que, em alguns casos, não há a figura da mãe em casa, mas tem uma pessoa que cumpre este fundamental papel dentro das famílias de nossos alunos. Então, chamamos os pais, avôs, avós e demais responsáveis que estão comprometidos com a educação, a formação e com o caráter de nossos alunos”, explicou a gestora.

Para a dona de casa Maria Vandiane, mãe da aluna Vitória Juliana, 4 anos, do 1º período, a iniciativa do CMEI em fazer a festa da família demostra que a unidade reconhece a realidade da comunidade.

“Conheço casos de pessoas que si portam como mães em seus lares, mas não são. Muitas vezes são avós ou avôs, pais adotivos e não pais biológicos que assumiram o papel porque a esposa faleceu. Em muitos casos são madrastas, mas que tem o mesmo carinho e afeto pela criança. Desta forma, vejo este evento com um momento de homenagem a todas estas pessoas que não são mães, mas que por conta de algum motivo tentam ser”, ressaltou.

A também dona de casa Prisciane Belo, mãe de Paulo Cesar de 5 anos e Ane Gabriele de 4 anos, alunos do 1º e 2º respectivamente, também parabenizou a iniciativa da escola e a organização do evento..

Ao final da festa, foram entregues brindes e cestas básicas aos familiares dos alunos.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054