O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rita Mourão, localizado na Cidade Nova I, zona Norte, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 25, um evento sobre o meio ambiente. Os mais de 450 alunos da unidade de ensino fizeram apresentações de dança e teatro abordando a temática. A atividade faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente, que é comemorada mundialmente no dia 5 de junho.
De acordo com a pedagoga Ana Michelle Martins, a escola se preocupa com a educação ambiental não somente no mês de junho. Ela informou, ainda, que os professores desenvolvem durante todo o ano o ‘Projeto Fiscal do Meio Ambiente’, onde as crianças fiscalizam a limpeza da escola e fazem a separação do lixo por meio da coleta seletiva.
“Hoje é uma culminância ambiental. A gente trabalha a semana do meio ambiente não só na semana, mas durante todo o ano letivo. Você sabe que se trabalharmos desde a infância é mais fácil formar adultos mais conscientes. A educação é primordial nesse sentido. Aqui é a base, porque quando adulto é mais difícil. O meio ambiente é uma questão de consciência e é isso que ensinamos”, explicou, ao destacar que a comunidade também participa dos eventos, inclusive é feito a eles doações de mudas de plantas.
Apresentações
No hall do CMEI, foi montado um palco ornamentado com árvores e animais amazônicos feitos de balões. Com este cenário, as crianças puderam mostrar suas habilidades artísticas para uma plateia formada por pais e professores.
Os alunos do 2º período encenaram um musical que contou a história de um menino chamado Rogério. Ele ficou indignado ao perceber que o igarapé próximo à sua casa estava poluído e reuniu os colegas para fazerem um mutirão de limpeza.
A pequena Gabriele Reis, de cinco anos, foi o peixe boi na peça. Seu personagem sofria com a água suja. Ao vivenciar essa realidade fez a aluno entender a importância de não sujar a natureza, por isso ela deixa um recado à população.
“O peixe boi é bonito. Ele nada, come e fica no rio, mas ele não fica na água suja. Se sujar o rio ele vai morrer”, ensinou a pequena.
A dona de casa Rosilane Araújo, mãe de Adrielle, de 4 anos, prestigiou todas as apresentações. Para ela, é importante ensinar a preservação da natureza já na infância.
“É muito importante os pais e a escola passarem para os filhos a importância de cuidar daquilo que é nosso. Eles precisam ter esse entendimento. Infelizmente, a nossa comunidade é muito suja, temos esse problema próximo. Então, é importante ensinar isso para eles. Esse projeto Fiscal do Meio ambiente é muito bom. As crianças se envolvem e cuidam de verdade da escola”, afirmou.
Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054