Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 31 de outubro de 2020
-->
05/04/19 | 13:49
CMEI Escritor Alcides Werk homenageia patrono e compositor Gonzaga Blantez

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Escritor Alcides Werk, bairro Rio Piorini, zona Norte, realizou o encerramento da Semana da Literatura Amazonense, com uma homenagem ao patrono da escola, o poeta e compositor, Gonzaga Blantez. A programação foi realizada nos dois turnos, no pátio da escola, com a participação das 475 crianças do 1º e 2º período, além dos pais e responsáveis.

Durante a semana, os alunos da escola participaram da programação, que envolveu poesias, danças, dramatização, canto e atividades artísticas sobre as obras dos dois poetas e compositores amazonenses.

Para diretora do Cmei, Deise Corrêa Ferreira, o trabalho pedagógico de do centro da equipe com as crianças foi muito proveitoso, pois todos tiveram a chance de aprender um pouco de cada personagem e sua importância para cultura regional.

“Foi uma semana produtiva, as crianças aprenderam sobre o Alcides Werck, patrono da escola e Gonzaga Blantez. Os alunos puderam conhecer um pouco do trabalho deles direcionado para a Amazônia. Os dois são escritores e poetas, eles evidenciam o que temos de bom na região”, contou.

A funcionária pública, Janeci Gomes de Freitas, 34, mãe do aluno do 1º período, Jonatas Freitas Lira, 4, considera importante o trabalho com as crianças, porque desde pequeno é que se aprende sobre os autores regionais.

“É muito importante essa literatura, porque eles conhecem a vida desses escritores e poetas, inclusive um deles leva o nome da escola, ou seja, é como se fosse uma homenagem e também um conhecimento para eles começarem a ter o gosto pela literatura”, disse.

Compositor da música “Curió do bico doce”, tema da novela da Rede Globo “A força do querer” de 2017, Gonzaga Blantez, foi um dos homenageados da escola. Para a esposa dele, Jane Galucio Cerdeira, 47, convidada para participar da programação, ver de perto o aprendizado das crianças foi gratificante.

“Esse momento é de suma importância de ensinamento desde cedo sobre o valor que tem a literatura, a escrita, a poesia e a própria música que temos de poetas e artistas. É importante que realmente a comunidade possa conhecer e dar o devido valor de todo esse trabalho”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054