18/09/14 | 16:51
Cmei Elza Damasceno realiza Semana do Trânsito

O pátio do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Elza Damasceno, se tornou uma ‘pequena avenida’ com carros, placas, semáforos, faixa de pedestre e guarda de trânsito, para receber atividades da Semana Nacional do Trânsito, comemorada em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro.

Feitos de materiais recicláveis, os automóveis, a pista e até um posto de gasolina faziam parte de um circuito criado para ensinar de forma prática e lúdica as regras de trânsito para as crianças. O evento reuniu mais de 100 alunos que dançaram e cantaram músicas relacionadas ao tema e aprenderam brincando.

A pedagoga da escola, Silvia Fernandes, explica que a atividade faz parte da disciplina transversal de educação no trânsito. Segundo ela, durante três dias, os professores ensinaram em sala de aula como se deve atravessar a rua, o que significam as cores do semáforo e regras básicas de trânsito.

“A educação no trânsito é um tema transversal e faz parte da nossa grade curricular. Eles aprenderam sobre o tema durante esta semana e hoje estão mostrando o que aprenderam. Queremos que eles se tornem cidadãos conscientes e que respeitem as regras de trânsito e, além disso, que sejam multiplicadores desse aprendizado em suas casas. Eles são os futuros motoristas”, disse.

Apresentações

Com gravatas em forma de semáforo, os alunos do 2º período fizeram uma apresentação de dança onde explicaram as cores do sinal de trânsito.

“Se está vermelhinho espere um pouquinho. Se está amarelão preste atenção, mas se estiver verde você pode atravessar”, cantaram.

A aluna Manuela de Souza, de seis anos, mostrou que aprendeu tudo sobre trânsito e deu o recado para os motoristas imprudentes.

“Motorista, você não pode andar no sinal vermelho, só pode andar no sinal verde. No amarelo você tem que prestar a atenção, senão vai bater o carro. Faça isso no trânsito e não esqueça de usar o cinto de segurança quando você for passear”, ensinou.

O supervisor da Divisão de Operações de Transito (DOT) do Manaustrans, Jorge Naranjo, prestigiou o evento e ressaltou a importância deste trabalho. “O trânsito é uma questão de saúde pública devido a quantidade de vítimas fatais, por isso precisa ser plantada essa sementinha nas crianças, para que quando se tornem condutores, saibam que é preciso ter responsabilidade na condução de um automóvel”, destacou.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 8842-1188