11/12/12 | 14:21
CMEI Elza Damasceno realiza encerramento do Projeto Conto de Fadas no Mundo Lego

Criado para transformar o aprendizado em um ato prazeroso e significativo, o Projeto Conto de Fadas no Mundo Lego do CMEI Elza Damasceno teve seu encerramento no dia 4 de dezembro em sua unidade educacional. Conto de Fadas é um projeto antigo da escola e este ano foi incluído o Projeto Lego Zoom, como um recurso a mais de incentivo à aprendizagem das crianças.

O objetivo é contribuir para a aquisição de algumas habilidades, como a criatividade, a atenção, a imaginação, o raciocínio lógico, a memória, a interpretação de textos, o fazer artístico, entre outras.

No encerramento do projeto, cada sala de aula dramatizou a história que foi trabalhada durante o ano. As crianças se caracterizaram das personagens da história e viveram o Conto de Fadas. Além disso, também cantaram a música do conto trabalhado e apresentaram as montagens que fizeram com o Lego, como: O Castelo da princesa, Navio dos piratas, Marcenaria do Gepeto, Casinha dos três porquinhos, entre outras.

Segundo a gestora, Delle de Karem B. Góes, o projeto é importante para o desenvolvimento das habilidades necessárias para esta etapa da Educação Infantil, dentre elas: vivência social, respeito ao outro, imaginação, criação, interpretação, manifestações de música, artes, teatro, poesia e literatura.

“A realização deste evento é a concretização de mais uma conquista deste CMEI, no qual este ano contou com um diferencial em na ornamentação do espaço e na construção de um cenário de paisagem florestal. Conforme os clássicos apresentados o mesmo ia se adaptando à realidade da história, isso possibilitou aos alunos a contextualização real dos contos através do ambiente temático e motivador. Os pais assim como os convidados se impressionaram com a atuação dos alunos que muito se empenharam  nos ensaios. No geral os objetivos foram alcançados e a culminância foi um sucesso!”, destacou a gestora.

De acordo com a professora, Rosilane da Silva, desde que vêm sendo desenvolvido dentro do CMEI o Projeto Contos de fadas os alunos demonstram um bom aprendizado e os professores têm conseguido alcançar seus objetivos.

“Consegui alcançar a minha meta, que é trazer para o ambiente escolar a fantasia, o sonho e a liberdade de criação que permeiam o imaginário das crianças. O trabalho realizado com o cenário e as fantasias tornaram ainda mais bonita e rica a produção final com os alunos. Mais um ano de trabalho gratificante desenvolvido dentro do projeto Conto  de Fadas”, comentou a professora.

Dentre os contos apresentados em 2012, destacam-se: Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos, Branca de neve, Rapunzel, Pinóquio, Patinho feio, A princesa e o sapo e Peter Pan, cujo intuito principal foi criar habilidades na criança, trazendo para a realidade as histórias ouvidas, além de adotar atitudes éticas a partir das lições aprendidas dos contos.

Como é desenvolvido o projeto no decorrer do ano:

Durante o ano todo se desenvolve no CMEI Elza Damasceno o Projeto Conto de Fadas. A primeira etapa é a escolha da história que vai ser trabalhada por cada sala. Na segunda, a história é trabalhada em sala (conto e reconto da história, descrição das personagens, atividades de interpretação de textos, desenhos e outras).

 

Já na terceira etapa é a construção do painel que fica fixado na sala de aula. A quarta etapa é o rodízio de história, em que os alunos saem para visitar as outras salas e ouvem a história um do outro, e realizam atividades sobre ela. Nessa etapa, eles trocam de professora uma vez por semana. A última etapa é a culminância, com a apresentação das histórias através da dramatização. Nesta última etapa, os pais são convidados para assistir a apresentação dos filhos.