05/10/15 | 11:26
Cmei Elza Damasceno realiza dia “D” de leitura

SAMSUNG CAMERA PICTURESMais uma vez pais e responsáveis dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Damasceno, localizado no bairro Santo Antônio, zona Oeste, participaram, na última quinta-feira, 1, da programção da culminânicia da Semana do Livro Infantil, com o dia “D” da leitura realizado em todas escolas da rede.

Os convidados participaram juntamente com os filhos do circuito de incentivo a leitura, organizados nas salas de aulas pela direção do Cmei. A programação de abertura teve a apresentação teatral das peças infantis “a Rosa Juvenil” e “ “Chapeuzinho vermelho”, encenadas pelos alunos do 2º período.

SAMSUNG CAMERA PICTURESO circuito se dividiu em quatro espaços: o do cantinho da leitura; o cantinho do teatro de fantoches; de desenhos e pintura; e o de montagem de quebra-cabeças dospersonagens infantins. A atividade teve como objetivo incentivar e sensibilizar os pais quanto as suas responsabilidades no processo de formação de hábito de leitura de seus filhos, tendo em vista que os alunos são crianças e que são os pais que colaboram com o trabalho realizado diariamente pela professora da escola, devendo também promover em casa o contato do pequeno com o livro e possibilitar situações que estimulem o prazer pela descoberta da leitura, bem como o desenvolvimento do gosto, da imaginação e da curiosidade.

Desta forma os pais foram orientados a adquirir livros, sempre que possível, e ler para a criança antes de ela dormir, separar um tempinho para relatar para elas fatos importantes da vida delas em forma de histórias e procurar ler livros nos mesmos ambiente que a criança estiver incentivando-a imitá-lo.

Segundo a pedagoga Sylvia de Souza Fonseca, para a escola é importante incentivar a interação entre a escola e a família durante a programação, pois os pais passaram a perceber a importância e o valor da escola para a vida dos filhos, observando que eles aprendem de forma lúdica a gostar de ler. “As crianças aprendem muito com o exemplo, por isso os pais também podem contribuir com a escola lendo em casa com elas, seja revistinha, jornal ou mesmo um livro infantil”, orientou.

SAMSUNG CAMERA PICTURESDe acordo com a Daniele de Souza Soares, mãe da aluna Fabiele de Abreu Fontinele, ter participado da ação ajudou ela a entender que precisa disponibilizar um tempo para ler para filha, bem como buscar presentear, dentro do possível, a filha com livros para possibilitar o contato dela com o universo das histórias infantis, que são tão importantes para as crianças, principalmente, para as meninas que adoram imaginar que são princesas.
“Depois desta atividade, ela tem pedido com mais frequência para eu ler para ela, e depois ela reconta a historinha com as próprias palavras dela para a irmãzinha mais nova”, disse.

Para a gestora Delle de Karem Marinho, convidar os pais para participar desta programação é de fundamental importância, tendo em vista que os mesmos também precisam ser mobilizados e alertados para sua colaboração enquanto pais, promovendo por meio das situações dentro do cotidiano familiar a construção da formação de hábitos de leitura de seus filhos. “Os pais precisam se dedicar e destinar tempo para dar atenção para os seus filhos, lendo, cantando ou brincando junto com eles”, aconselhou.

Durante a semana, o Cmei realizou atividades como teatro de fantoche, dramatização de histórias, construção de cenários de histórias com lego, modelagem dos personagens infantis, brincadeiras, musicalização e atividades de desenho e pintura.

Texto e foto: Divulgação Cmei Elza Damasceno

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054