02/10/14 | 18:05
Cmei Elza Damasceno promove atividade lúdica para pais e alunos em comemoração a Semana do Livro

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Damasceno, no bairro Santo Antônio, zona oeste da cidade, realizou nesta quarta-feira, 1º, o circuito da leitura com a presença dos pais e alunos unidade.  A atividade faz parte da Semana do Livro Infantil que está acontecendo em toda rede municipal de ensino essa semana. O evento contou com atividades de desenho e pintura, montagem de quebra- cabeças, teatro de fantoches e leitura de livros infantis.

A ação foi subdividida em quatro momentos. Os pais juntamente com seus filhos tiveram que contar histórias com fantoche e livros, montar quebra cabeça de histórias infantis e fazer desenhos com seus filhos, a partir de um rodízio, onde cada grupo teve 20 minutos para compartilhar a atividade com seu filho e em seguida mudar de espaço, com o objetivo que todos participassem da dinâmica proposta.

O objetivo da ação foi promover um momento de interação da escola e família, proporcionando aos alunos um momento planejado para com seus pais, já que os mesmos vivem em uma rotina de trabalho que dificilmente lhes permitem parar para dar um pouco de atenção para a prática de ações como brincar, contar uma historia infantil e desenhar e pintar com seus filhos.

A pedagoga da unidade, Sylvia Fonseca, explicou porque é importante incentivar a prática da leitura desde cedo. “A leitura exerce um papel fundamental na formação pessoal e social do indivíduo, e as crianças sendo incentivadas desde cedo através do conto de histórias e leitura de livros  serão futuros leitores que não terão dificuldades
no processo de ler propriamente dito”, destacou a pedagoga.

Além do incentivo a leitura educadora enfatiza outro fator positivo com ação. “A atividade que desenvolvemos hoje com os pais contando história para seus filhos, além de incentivar a leitura possibilita não só a interação escola-família como também desperta nos mesmos um maior interesse pela leitura e participação na vida escolar dos filhos”, falou.

A professora, Samires Michiles,  afirmou que é possível observar mudanças nos alunos que passam a sentir o gosto pela leitura e a participação dos pais no evento. “É muito interessante observarmos as crianças  quando estão manipulando os livros com histórias infantis, com suas ilustrações coloridas e elas fazem a leitura de imagens ou o reconto das histórias que já conhecem. Através da imaginação, as crianças parecem se transportar para as páginas dos livros, identificam-se com personagens, cenários, vestimentas, entre outros. A participação dos pais ou responsáveis neste evento é muito importante, para que a criança possa partilhar os momentos da leitura com um adulto mais próximo”, mencionou.

 

Divulgação/ Cmei Elza Damasceno

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054