18/12/12 | 17:39
CMEI Elza Damasceno inaugura Sala Multifuncional

Levando em conta que o brincar, na Educação Infantil, é um componente essencial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de coordenação motora da criança, o CMEI Profª Elza Damasceno inaugurou a última sexta-feira, (14), a Sala Multifuncional, onde funcionam um mini laboratório de informática, sala de leitura, brinquedoteca e laboratório do PESC.

Todos os recursos oferecidos pela sala multifuncional são de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois compõem o eixo norteador da proposta curricular da Educação Infantil, garantindo experiências que promovem o conhecimento de si e do mundo, e possibilitem situações de aprendizagem tais como: movimentação ampla, expressão da individualidade, narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, convívio com diferentes gêneros textuais, participação, convívio social, entre outros.

Segundo a gestora, Delle de Karem B. Góes, a inauguração desta sala é um sonho concretizado.

“Há algus anos visualizei esse espaço sendo melhor aproveitado através da construção dos cantinhos pedagógicos que possibilitariam aos nossos alunos o pleno desenvolvimento dos aspectos  relacionados à aprendizagem, onde juntando os recursos oferecidos com a beleza e  o aconchego do espaço resultaria o despertar do interesse das crianças, promovendo assim um estímulo positivo para a aquisição e construção dos conhecimentos referentes aos eixos trabalhados no local. Hoje ao entrar e ver o resultado final das idéias surtidas no decorrer da elaboração, sinto a  satisfação de dever cumprido para com os nossos alunos, que tanto anseiam fazer uso de cada cantinho com que  fora planejado com tanto carinho  para o bem e alegria deles mesmos”, explicou a gestora.

 

De acordo com a pedagoga, Ana Claudia Olímpio, a sala multifuncional é uma importante conquista, pois irá possibilitar o desenvolvimento integral das crianças.

“As crianças precisam de espaços como esses para desenvolver habilidades e estabelecer relações sociais e práticas cotidianas, construir sua identidade individual e coletiva, e isso pode ser adquirido através da brincadeira, da imaginação, do experimento e da construção dos sentidos sobre a natureza e a sociedade, e do uso da tecnologia, produzindo conhecimento e cultura”, afirmou a pedagoga.

 

Recursos da Sala Multifuncional:

Os computadores: objetivam a interação das crianças com o mundo tecnológico e midiativo;

O cantinho da leitura tem como objetivo promover a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros textuais e formas de expressão.

Brinquedoteca: Tem como objetivo promover a interação social e incentivar a curiosidade, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento da criança em relação ao mundo físico e social.

Pesc: promover o cuidado, a preservação, o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.