22/06/12 | 15:27
CMEI Elson Farias realiza Mostra Cultural.

Trabalhar os aspectos regionais com crianças de 3 a 5 anos foi a ideia principal da Mostra Cultural promovida nesta quinta-feira, (21), pelo CMEI Elson Farias localizado no bairro Amazonino Mendes, Zona  Norte de Manaus.

As lendas amazônicas: curupira, iara, boto, vitória-régia, lenda da mandioca e lenda do guaraná foi a temática escolhida pela gestão da unidade e professores para desenvolver com os alunos doo maternal III,  1° e 2° períodos.

Por meio das lendas cada professora criou um cenário com canoas, árvores  e demais características da floresta amazônica no qual as crianças encenaram as histórias por meio de dramatizações.

O evento contou com a participação de pais, professores, comunitários e representantes da secretaria.

De acordo com a gestora, Gernia Santos, a mostra proporciona às crianças o conhecimento da região amazônica.

“Além das crianças terem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos da região, fazemos também um resgate da nossa história. Por meio da dramatização os alunos adquirem mais maturidade e autonomia para a formação deles”, destacou a gestora.

A professora do Maternal III, Rosiele Cristine Soares,  que trabalhou com seus alunos a Lenda da Iara explicou  que desenvolveu no período de 15 dias em sala de aula atividades voltadas às lendas escolhidas na escola.

“Trabalhamos todas as lendas amazônicas com  foco na Lenda da Iara. Os alunos desenvolveram atividades de recorte, colagem, leitura em sala, vídeos e a montagem do painel vivo para a apresentação aos pais e demais visitantes. Nós montamos um palco com pescadores, peixes, cachoeiras e a  figura principal da Iara. Todos os alunos participaram do painel e da apresentação da música. Os pais ficaram muito empolgados em ver seus filhos participando do evento”, reiterou a professora.