26/08/12 | 20:56
CMEI Dom Bosco promove 1° Festival Folclórico

Desenvolver a cultura desde pequeninos é uma das linhas de trabalho do CMEI Dom Bosco que realizou neste mês uma série de atividades voltadas ao folclore brasileiro e amazônico. Na última quinta-feira, (23), o CMEI promoveu o 1° Festival Folclórico da unidade que aconteceu no espaço da Igreja Católica situada em frente da escola no Bairro compensa I, Zona Oeste de Manaus.

Pais, comunitários, representantes da secretaria e demais convidados puderam apreciar a apresentação da tradicional quadrilha, desfile das rainhas, carimbo, dança country, boi bumbá, além de bingo, comidas típicas e barracas variadas.

De acordo com a gestora, Anne Caroline, a unidade que atende 198 crianças no 1° e 2° períodos da Educação Infantil trabalhou durante o mês de agosto os vários aspectos do folclore.

“Devido ao Dia do Folclore ser comemorado no mês de agosto,  trabalhamos com as crianças as tradições culturais, danças, comidas típicas, personagens do folclore, as histórias contadas pelos pais dentre outros, por meio de músicas, livros, desenhos, pinturas , colagem e outros”, ressaltou a gestora.

Para a professora do 2° período, Clara Figueira, com as atividades as crianças têm a oportunidade de conhecer a cultura brasileira e amazonense.

“Personagens como a iara, saci pererê, lobisomem, dentre outros foram apresentados às crianças por meio de desenhos, lendas, músicas, pinturas e demais atividades em sala de aula. No festival, eles apresentarão a dança country e o boi”, enfatizou a professora.

A mãe da pequena Raylla Isabelly, 5, Paula Ribeiro, explicou que participar destes eventos ajudam a criança a interagir com as pessoas.

“É uma oportunidade única ver minha filha se apresentando e interagindo com as outras crianças. Gostei muito da iniciativa da escola em promover esse evento voltado à cultura”, enfatizou a mãe.