31/08/15 | 14:50
Cmei Dilsen Alves realiza Feira de Ciências e projeto Literantil com destaque para Ana Peixoto

III Feira de Ciências CMEI. Dilsen Alves. Fotos Cleomir (41)Cento e oitenta alunos dos turnos matutino e vespertino do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dilsen Alves, localizado no bairro Coroado, zona Leste, participaram nesta segunda-feira, 31, da 3ª Feira de Ciências com o tema “Era uma vez na Amazônia com Ana Peixoto” e do encerramento do projeto Literantil “Conhecendo a vida e obras de Ana Maria Peixoto”.

A programação contou com a presença de professores, a coordenação pedagógica da escola, pais, responsáveis e a comunidade da área. Na oportunidade, todos acompanharam os trabalhos realizados pelas crianças sobre as duas temáticas abordadas.

De acordo com a diretora da escola, Ádria Marinho, os alunos trabalharam todo o segundo trimestre em sala de aula no desenvolvimento de atividades como leitura, escrita, desenho, pesquisas e ações lúdicas em geral. “No programa Literantil homenageamos sempre um autor de renome nacional ou regional. Este ano, decidimos homenagear Ana Peixoto. Alinhamos com a feira de ciências, tendo em vista as temáticas relacionadas ao meio ambiente, a preservação da floresta, fauna, flora e valorização da cultura. Nós resolvemos trabalhar esse dois projetos, porque acreditamos que desde a educação infantil é possível fazermos essa sensibilização”, destacou.

III Feira de Ciências CMEI. Dilsen Alves. Fotos Cleomir (33)A professora aposentada da rede pública, a escritora Ana Maria Peixoto, foi à homenageada por alunos e professoras da escola nos dois projetos. Para ela, que já foi homenageada pela Secretaria por seu trabalho “Viajando na Leitura” e “Leitura na Praça”, em 2012, a importância de interagir com os pais e alunos sobre a temática da feira é gratificante para o aprendizado de toda a família.

“Minha intenção é justamente que as crianças aprendam com a natureza, pois ela nos ensina muitas coisas. Ao mesmo tempo, em que os pais ao assistirem essas apresentações podem ler, reproduzir e recriar a história de modo que fique uma mensagem lúdica e seja de boa eficácia para ter uma natureza bem assistida”, disse.

III Feira de Ciências CMEI. Dilsen Alves. Fotos Cleomir (30)O aluno do Ensino Médio Geyverson Gentil de Castro, 30, pai da aluna do 2º período da escola, Gabriele Palheta de Castro, 6, sempre acompanha os eventos do Cmei. Ele ficou feliz ao ver todo empenho das crianças, mas principalmente o aprendizado que sua filha teve com o tema “Os sapos”.

“Sempre estou presente em tudo que está relacionado com alguma programação envolvendo as crianças e minha filha. O aprendizado de minha menina está bem avançada, porque ela gosta, não tem vergonha, de se expressa e conversa melhor com as pessoas. Sobre esse tema do sapo, ela gostou e aprendeu muita coisa interessante”, declarou.

Na programação, os visitantes assistiram a apresentação das crianças na abertura da feira com a música “Terra a grande maloca”, apresentação da autora Ana Peixoto, com a dramatização do seu livro “Bichos da Amazônia”, com a participação de pais e alunos. Ao final, houve a visitação às salas de referências sobre a temática da feira.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054