26/05/17 | 17:13
Cmei Dilsen Alves realiza ação cidadã voltada para comunidade escolar

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dilsen Alves, localizado no bairro Coroado 3, zona Leste de Manaus, realizou, na tarde desta sexta feira, 26/5, uma ação cidadã voltada para a comunidade escolar, que marcou o encerramento do 1º trimestre de execução do Projeto Educação Fiscal e  reuniu mais de 300 pessoas, entre pais, alunos e comunitários.

A iniciativa da unidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), Limpeza e Serviços Púbicos (Semulsp) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz).

Segundo a gestora da unidade, Adria Marinho, o principal objetivo do projeto é formar cidadãos mais conscientes a respeito  da educação fiscal e trabalhar com as crianças assuntos voltados ao meio ambiente, ao consumo correto de energia, preservação do patrimônio público e dos direitos e deveres das pessoas, por meio de atividades diferenciadas e que envolvem toda a comunidade.

“Neste projeto  trabalhamos a educação fiscal, mas também a importância dos tributos, de pedir a nota fiscal, do pagamento de impostos e conservação e preservação do meio ambiente. Queremos formar o aluno  mais consciente a respeito de seus direitos e deveres em quanto cidadão”, destacou.

Durante a atividade, pais, responsáveis e convidados puderam conhecer o trabalho desenvolvido com as crianças sobre o tema, por meio de apresentações, dramatizações e exposições feitas durante a ação. Para animar a ação, os Garis da Alegria realizaram apresentação teatral, orientando sobre o descarte correto do lixo e higiene pessoal.

Além das orientações ambientais e fiscais e ambientais, ministradas por técnicos da Sefaz e Semmas, a comunidade teve ainda acesso à vacina H1n1, com um posto de vacinação instalado no Cmei pela Semsa e também receberam orientações sobre higienes fiscais.

Para a dona de casa Elcivane Correa, que participou de toda a atividade, a ação é importante para a toda a comunidade. “A ação é interessante porque não beneficia só os pais e alunos, mas sim, toda a comunidade que mora no em torno. Eu mesma adorei e com certeza venho na próxima vez”, declarou.

Já mãe do aluno Pedro Luiz, 4 anos, a dona de casa Regiane Feitosa, considera o projeto importante para estimular as crianças a criarem desde cedo uma consciência critica sobre questões financeiras. “Este projeto é um diferencial nas vidas destas crianças, porque abre a menta delas para esta questão de tributos, de pagamento de impostos e da exigência da nota fiscal”, disse.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054