30/10/19 | 16:06
Cmei da zona Sul realiza última etapa do projeto ‘Sonhar, planejar e alcançar’

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Barbosa, localizado na zona sul de Manaus, realizou nesta quarta-feira, 30/10, o encerramento do projeto de Educação Financeira ‘Sonhar, Planejar e Alcançar’. O evento, que contou com a presença dos pais dos 175 estudantes da unidade, inaugurou o Mural de Azulejo, uma ferramenta pedagógica que visa desenvolver a coordenação motora e fina das crianças, além de desenvolver outras áreas como a imaginação. A construção do Mural faz parte da última etapa do projeto, onde a escola recebe a verba de mil reais para realizar algo que ficará como legado.

Além da inauguração do mural, a culminância contou com apresentações culturais como contação de histórias, teatro de fantoches, oficina de educação financeira, tapete de brincadeiras, música, corte de cabelo masculino e feminino e designer de sobrancelha.

O projeto foi desenvolvido em 21 Cmeis da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2019, e é realizado em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Vila Sésamo, MetLife Foundation e Editora Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar (DSOP).

“Ele (projeto) visa a educação financeira entre as famílias e a Semed, que abraçou essa causa por acreditar que é muito importante que nós ensinemos as nossas crianças educação financeira para que se tornem adultos equilibrados e ajudem seus pais, porque as atividades desenvolvidas no projeto são levadas para casa”, explicou a assessora da Divisão de Ensino Infantil (DEI) Rosana Dutra.

A gestora da unidade, Andrea Guerra, conta que o projeto não visa atender só as crianças, mas toda unidade familiar e os professores, até por isso todos se envolveram na hora de realizar a última etapa, o Sonho.

“Em 2019 a escola foi selecionada para participar do projeto. Nosso sonho da escola queríamos algo voltado para a Educação Infantil, então pensamos em um mural de azulejo onde as crianças podem trabalhar a coordenação motora, fina, as cores, trabalhar as datas comemorativas e desenvolver a imaginação”, disse.

Em 2019, foram atendidas 21 unidades de ensino e aproximadamente 5 mil crianças e 286 professoras. O Cmei João Barbosa é a sexta unidade a realizar a última etapa. A coordenadora do projeto em Manaus, Vera Lúcia Oliveira, contou que até o momento, todas as unidades captaram perfeita mente o intuito do projeto e isso os deixa muito felizes.

“Quando disponibilizamos esse valor de 1 mil reais para cada Cmei, enfatizamos que fosse um sonho coletivo de toda escola, pais, professores, crianças, e que seja algo que fique para os próximos anos. Aqui eles fizeram esse mural que ficou maravilhoso e sabemos que vai ser algo que será utilizado durante anos e ficamos muito felizes com a concretização desse projeto”, contou.

A confeiteira Ana Cristina Franco, 42, mãe da aluna do segundo período Eloá Cristina Franco, aprovou a iniciativa.

“É um projeto inovador e eu creio que é muito proveitoso para os pais e para as crianças, para aprender o valor de economizar e conquistar o que se quer.  Eu sempre tento mostrar para os meus filhos o valor de cada centavo. Esse projeto é muito importante para a escola”, finalizou.

 

Texto: Alexandre Abreu/Semed
Fotos: Alexandre Abreu/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054