09/11/18 | 14:45
Cmei da zona Norte realiza Festival Cultural ‘Manaus, Terra de Gente Chibata’

Os 224 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita Veloso, na Cidade de Deus, zona Norte de Manaus, realizaram nesta sexta-feira, 9/11, o 1º Festival Cultural “Manaus, terra de Gente Chibata”, que apresentou para a comunidade escolar a cultura local, desde a Manaus antiga, até a Manaus moderna, passando pelo artesanato, culinária, fauna e flora da cidade.

A feira surgiu por conta do aniversário de Manaus, celebrado no dia 24/10. Para isso, a escola passou cerca de um mês se preparando para o evento. A professora do 1º período, Eliane de Oliveira, que recebeu a tarefa de trabalhar com a temática voltada para os alimentos da região, explicou o trabalho desenvolvido e elogiou a participação dos familiares, que também foram convidados a se envolver na atividade.

“Bom nosso tema é a culinária e não trabalhamos só a culinária amazonense, mas de toda região Norte. Com isso apresentamos os pratos típicos para as crianças e a interação dos pais foi muito boa. Eles participaram tanto trazendo alimentos como doando materiais para ornamentar as salas”.

A gestora, Lorena Matos, conta que essa participação da família é um dos pilares da vida escolar das crianças. “Uma das principais atividades das nossas escolas é envolver essa comunidade, para que vejam o trabalho que é feito com os filhos deles. Os pais foram convidados a fazer todo material exposto no evento. O resultado foi positivo, numa escala de 0 a 10, daria nove e meio pela participação deles”.

Uma das responsáveis que participou ativamente foi a técnica em enfermagem Ingride Lamane, 26, mãe do aluno Erick Melo, do 1º período. Ela conta que ajudou a confeccionar maquetes e trabalhou na decoração por considera que esses momentos são importantes para as crianças.

“Achei muito interessante porque é uma novidade para eles e vão socializar melhor. E muito interessante que a coordenação da escola realize esse tipo de trabalho e eu espero que ocorra mais vezes”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054