Cerca de 350 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Coração de Jesus, localizada no Morro da Liberdade, participaram na manhã desta sexta-feira, 31, da feira de ciências da unidade de ensino. Os estudantes pesquisaram por mais de um mês o habitat, a alimentação e a reprodução da borboleta azul, anta, peixe aruanã e animais amazônicos em extinção, com o peixe-boi e o gavião real, e expuseram aos visitantes.
Cada uma das oito classes da unidade de ensino ficou responsável por estudar um animal. Os alunos do 2º período fizeram a explicação dos bichos em sala de aula. Já os do 1º período encenaram peças e musicais sobre lendas relacionadas ao boto.
A ação faz parte de um projeto do CMEI Coração de Jesus chamado ‘Meu planeta, minha terra, meu amor’ que tem o intuito de ensinar os pequenos a importância da preservação do meio ambiente.
De acordo com a diretora Madalena Lobo, a iniciativa de estudar os animais surgiu porque o tema já está sendo trabalho nas aulas do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC).
“O objetivo desta feira é ensinar acerca da preservação dos animais do nosso estado, lembrando, principalmente, dos que estão em extinção como arara azul, boto cor de rosa e peixe boi. Esses animais foram estudados pelos alunos visando a conservação da natureza em si. Além de agente de transformação, a criança repassa esses conhecimentos para os pais”, disse.
Texto: Thiago Botelho
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054