28/08/15 | 18:00
Cmei Coração de Jesus apresenta a cultura dos continentes em Festival Foclórico

Festa Cultural Folclórica do CMEI. Coração de Jesus. Fotos Cleomir (14)Com o tema “Vou de carro, vou no trem, de navio ou avião, conhecendo os continentes, aprendendo a lição!”, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Coração de Jesus, localizado no bairro Morro da Liberdade, zona Sul, realizou, na noite desta quinta-feira, 27, a VI edição do Festival Folclórico. O evento aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Irmã Edelvira, localizada no mesmo bairro,e reuniu mais de 600 pessoas, entre familiares, alunos e professores.

O evento apresentou a cultura dos cincos continentes, por meio coreografias de danças feitas por alunos de 4 e 5 anos do 1º e 2º período. Segundo a gestora do Cmei, Madalena Lobo, a temática surgiu a partiu de um projeto desenvolvido entre os meses junho e agosto deste ano, com atividades interdisciplinares e diferenciadas, envolvendo brincadeiras, jogos, leituras, dramatizações de danças e músicas de diferentes culturas.

Festa Cultural Folclórica do CMEI. Coração de Jesus. Fotos Cleomir (25)“Esta atividade faz parte do ‘Projeto Viajando pela Diversidade e Pluralidade Cultural’ que consiste em trabalhar as habilidades e experiências, com atividades lúdicas, envolvendo as disciplinas de geografia e história. Hoje, estamos fazendo uma culminância como forma de apoio as atividades realizadas em sala de aula, socializando os conhecimentos adquiridos com o projeto no decorrer do 2º semestre”, explicou a gestora.

Durante o festival, foi apresentado um breve histórico dos continentes, as cores que os representam e suas particularidades. Além do desfile dos candidatos reis e rainhas. A principal atração da noite foi apresentação de danças típicas dos cinco continentes. Para representar o continente da América, foi apresentado a coreografia da música brasileirinho. No continente da Oceania foi demostrado a dança Sarah Hula. No continente Africano, os alunos coreografaram a dança do maculelê. Já na Ásia, foi apresentado danças japonesas e arte do Karate e no da Europa foi mostrado o gingado da dança portuguesa.

Festa Cultural Folclórica do CMEI. Coração de Jesus. Fotos Cleomir (33)Edinelza Batista, mãe de Eduarda da Silva, 6 anos, do 2º período, foi umas das pessoas que prestigiaram o festival. Segundo ela, o evento foi bem preparado e deu a oportunidade da comunidade ter um momento de entretenimento. “A festa está ótima. Foi muito bem preparada, organizada e cheias de atrações, sem contar a participação da comunidade, que está intensa”, observou a mãe.

Para Elesandra Melo, tia do aluno Gabriel Ismael, do 1º período, o festival não foi um só momento de entretenimento.“Fico feliz pela iniciativa porque ela além de integrar a comunidade e escola, está oferecendo conhecimento aos alunos”, destacou.

O ambiente estava repleto de adereços e enfeites. No decorrer do evento, teve ainda o desfile e a premiação dos candidatos de rei e rainha da festa folclórica, rifas, bingos e venda de diversas guloseimas.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054