01/06/15 | 15:57
CMEI Blandino José Ribeiro inicia programação da Semana do Meio Ambiente

Trezentos e quarenta e três alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Blandino José Ribeiro, localizado no bairro da Compensa, zona Oeste, participam da Semana do Meio Ambiente que está sendo realizado no local até a próxima quarta-feira, 3. Com o tema “A criança no contexto sociocultural”, a unidade está realizando várias atividades pedagógicas a fim de orientar os alunos sobre a importância do tema.

A abertura da programação aconteceu, na manhã desta segunda-feira, 01, no pátio da escola, com a execução do hino nacional, slides temáticos com o tema “Os animais” e uma roda de conversa, que contou com a participação das crianças e de todo o corpo administrativo.

Para a diretora da escola, Roza Alice de Lima Maciel, é desde pequeno que si aprende a importância do meio ambiente, sua preservação e o respeito com o ambiente em que convivemos diariamente.

“Nosso trabalho, a princípio, é básico para conscientizar os alunos da necessidade de construir uma prática social saudável voltada para a preservação ambiental. Ou seja, desenvolver na criança a consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do próprio mundo. Não podemos poluir. Devemos criar formas de efetivar ações e atitudes de respeito à preservação ao meio ambiente”, orientou.

Dentro da proposta pedagógica do CMEI, a professora do 2º período Alcineia da Silva Costa realizou atividades com a horta suspensa de garrafas pet e caixas de leite. Ela disse que a proposta foi orientar as crianças a manusearem hortaliças como couve, cebolinha, cheiro verde, pimenta de cheiro, alface e manjericão.

“A princípio nós envolvemos todos os pais e crianças. Os responsáveis trouxeram as garrafas pet, as mudas e caixinhas. Tudo isso, com objetivo de criar hábito de preservação ao meio ambiente. A horta suspensa, além do cultivo é um meio de enriquecer a merenda escolar e criar um contato dos alunos com a terra”, explicou a professora.

A aluna do 2º período do matutino, Antônia Natalia Silva Queiroz, 5, foi uma das crianças que aprendeu sobre o meio ambiente nas atividades em sala de aula com as professoras. “Gostei muito do que fiz aqui na escola, porque aprendi a separação do lixo como o papel, vidro e plástico. As professoras me ensinaram tudo isso, tendo cada lixeira uma cor diferente para colocar o lixo”, disse.

Programação:

Dia: 02/06 (terça-feira) – Realização dos trabalhos em sala de aula:

Confecção de painel interativo; pesquisas; produção de objetos diversos com uso de sucatas; leitura de textos sobre a temática meio ambiente; reprodução de contos através de desenhos e apresentação de vídeos temáticos.

Dia: 03/06 (quarta-feira)

Roda de conversa temática; hino nacional; apresentação do coral (matutino e vespertino); apresentação da peça teatral “Ipê amarelinho” e musical “O cravo e a rosa”; exposição de trabalhos com jogos temáticos, brinquedos recicláveis, ornamentos e brinquedos com sucatas, animais confeccionados com garrafas pet, horta suspensa e a importância dos vegetais.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054