28/09/15 | 17:09
Cmei Balbina Mestrinho realizada “Dia D do Trânsito”

20150925_142239Dramatização e musicalidade foram as formas abordadas pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Balbina Mestrinho, localizado no bairro São José 2, zona Leste, para falar sobre o ‘Dia D do Trânsito’, na ultima sexta-feira, 25. Os trabalhos encerraram as atividades da ‘Semana Nacional do Trânsito’.

De acordo com a pedagoga Lívia de Holanda, a forma lúdica foi adotada para que os alunos compreendam melhor o tema e se tornassem agentes multiplicadores da educação no trânsito.

“Nada melhor do que abordamos a temática através da musicalidade e dramatizações para mostrar o papel da educação voltada para o comportamento seguro no trânsito. Buscamos trabalhar com nossas crianças a forma lúdica onde eles possam ser agentes multiplicadores da educação no trânsito”, afirmou.

20150925_151618Partindo do tema trânsito, os alunos podem aprender outros assuntos para se formarem cidadãos conscientes, como destacou a professora Marilza Leal.

“Por ser um tema do cotidiano, é possível promover reflexões acerca de atitudes assumidas em sociedade, o que devemos e o que não devemos fazer, porque fazemos ou deixamos de fazer, entre outras coisas. Favorece ainda ampliar os sentidos e o repertório dos símbolos e padrões convencionados”, informou.

IMG-20150925-WA0064O trabalho desenvolvido com as crianças na escola pode desenvolver o conhecimentos dos alunos, mas pode fazer com que eles envolvam e repassem o conhecimento para os familiares, como destacou a professora Maria Auxiliadora.

“As crianças propagam conhecimentos dentro de casa e a partir do momento que nós trocamos experiências na sala, aprendemos e ensinamos e quando a criança compreende a importância da educação no trânsito, ela irá socializar esse novo saber com sua família”, disse.

“O trabalho começa na escola, mas a compressão da participação da família neste processo é muito importante. Portanto, a família, principalmente, pais condutores, deve estar atenta às novas aprendizagens da criança e buscar fazer o correto, para a segurança de todos”, completou a professora.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Cmei Balbina Mestrinho

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054