04/09/15 | 16:40
Cmei Balbina Mestrinho realiza atividade cultural para encerrar Semana da Pátria

bandeira do amazonasPara encerrar as comemorações da Semana da Pátria, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Balbina Mestrinho, localizada no bairro São José II, zona Leste de Manaus, realizaram na última quinta-feira, 03, uma atividade cultural com o tema “Diálogo com a cultura e tradição oral: O Amazonas em foco”.

Durante o evento houve apresentações teatrais destacando a cultura de tradição oral do Amazonas, resgatando as lendas, músicas, cantores e compositores locais.

A gestora Idalina Couto Weil e a pedagoga Lívia de Holanda informaram que as professoras buscaram trabalhar a diversidade local utilizando como literatura as lendas amazônicas, música e poemas de compositores e cantores locais, nos quais destacam-se as lendas da Mani, de Como Apareceu a Noite, do Açaí, Rio Amazonas, Boto, a música Piracema de Aníbal Beça, interpretada pelo grupo Raízes Caboclas, e o poema Hipocrisia de Nicolas Júnior.

As crianças, segundo a gestora, puderam apresentar as narrativas por meio do teatro e dança, oportunizado a elas desenvolverem as linguagens e formas de expressões gestual, verbal, musical, dramática, além da ampliação do vocabulário e valorização da cultura local.

Para a professora Fabíola Reis, que trabalhou com a música Piracema, as crianças do 1º período puderam ampliar seu vocabulário com palavras regionais como tapiri, curumins, tarrafa, zagaia, xibé, piracui, banzeiro, entre outras. “Além de ter sido trabalho melodias, ritmos e o dia a dia do caboclo amazonense, valorizamos a diversidade do nosso Estado”, explicou.

Para a professora Shirléa Franca do 2º período, a diversidade pedagógica que caracteriza o universo da Educação Infantil reflete nas diferentes concepções quanto ao sentido e funções atribuídas no fazer para aprender. “O trabalho com textos possibilita a criança um resgate da tradição oral, contribuindo para sua formação pessoal e social, especificamente, as lendas, buscando a valorização cultura de seu grupo de origem e de outros grupos”, definiu.

Texto e foto: Divulgação Cmei Balbina Mestrinho

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054