01/09/15 | 11:55
Cmei Balbina Mestrinho comemora sucesso da III Feira de Ciências

20150828_143033O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Balbina Mestrinho, localizado no bairro São José II, zona Leste de Manaus, realizou, na última sexta-feira, 28, a III Feira de Ciências. Com o tema “Horta: uma alternativa de sustentabilidade”, a feira visou levar as crianças a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos, juntos, formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.

De acordo com informações do Cmei, durante a Feira buscou-se despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação, revitalizar os espaços disponíveis na unidade de ensino como uma área produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis. Além de desenvolver, de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, respeitando o espaço em sua volta, apresentando alternativas de horta em áreas urbanas.

A temática da Feira, segundo a unidade de ensino, foi um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de sustentabilidade, recursos naturais, mundo físico, social para o tempo e natureza, eixos norteadores da prática educativa na Educação Infantil, por meio das experiências 8 e 10.

20150828_081017“As crianças aprenderam, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese e medidas de áreas. Elas se encantaram com o processo de desenvolvimento das plantas ‘sementes que brotam como mágica’, a prática diária do cuidado: regar; transplantar; tirar matinhos; espantar formigas com o uso da borra de café. O exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos”, informou a direção do Cmei.

A comunidade escolar atuou com responsabilidade e compromisso. As crianças estiveram presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e exposição à comunidade.

Texto e Foto: Divulgação Cmei Balbina Mestrinho

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054