O Centro Municipal de Educação (CMEI) Argentina de Barros, localizado no bairro Francisca Mendes, zona Norte, realizou nesta sexta-feira, 20/09, o Festival Folclórico de Verão. A atividade, que teve como objetivo mostrar a beleza do folclore brasileiro de forma lúdica, reuniu aproximadamente 600 pessoas, entre alunos, responsáveis e comunitários.
O festival contou com a apresentação de oito danças, todas com alunos caracterizados. A pedagoga da unidade de ensino, Ely Lima da Cruz destacou que o evento abordou ainda aspectos do currículo da Educação Infantil trabalhados nas salas de aula.
“O objetivo do festival é trabalhar as experiências do currículo da Educação Infantil e estímulos como: tátil, visual, movimento, além de laços afetivos, como também o lado cognitivo, porque a ação estimula o raciocínio logico das crianças, além do fator cultural”, explicou.
A dona de casa Shirley Barbosa Pinheiro, mãe de Miguel Barbosa Pinheiro, 5, do 2º período, disse que o evento possibilita que os pais participem mais da vida escolar dos seus filhos.
“Eventos como esse são sempre bem legais porque ajudam os pais a participarem mais da vida escolar dos filhos, porque a maioria dos responsáveis tem uma atividade diária que dificulta isso, acho sempre relevante evento assim”, disse.
A festa, além de trabalhar o currículo da Educação Infantil de forma lúdica, buscou trabalhar a questão do folclore. Para a professora de língua portuguesa, Cláudia Perreira, a ideia foi bastante válida do ponto de vista pedagógico porque contribuiu para o desenvolvimento integral das crianças.
“Essas atividades extraclasses são muito boas, pois ajudam, por exemplo, a criança a ficar mais à vontade no ambiente escolar, ajudam no desenvolvimento como um todo das crianças e na socialização da comunidade”, afirmou.
Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054