19/02/16 | 14:14
Cmei Abelhinha realiza mobilização contra o mosquito Aedes aegypti em clima de carnaval

Cmei Abelinha no Coroado (1)Alunos do 1º e 2º período do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Abelhinha, localizado no bairro Coroado, zona Leste, participaram na manhã desta sexta-feira, 19, do primeiro momento de integração de 2016. A escola realizou a 2ª edição do baile de carnaval que este ano teve como tema “Abelhinha na folia da paz e no combate ao mosquito Aedes aegypti”. O momento reuniu cerca de 70 alunos, além de familiares das crianças e docentes do Cmei.

De acordo com a pedagoga Márcia Rejane,  além de propor uma oportunidade de interação, o baile teve a finalidade de mostrar todas as especificidades do carnaval. “Neste momento buscamos mostrar e reconhecer o carnaval como uma manifestação da cultura brasileira, demostrando suas origens,  particularidades e características. Além disso, o evento buscou oferecer uma oportunidade para as crianças saírem um pouco de sala de aula para interagir e sociabilizar com outros estudantes”, disse.

Cmei Abelinha no Coroado (2)Rejane ainda informou que o evento já faz parte do calendário da unidade escolar. “O baile já é tradição em nosso Cmei. A cada ano buscamos trabalhar sempre com o tema e subtema relacionado ao carnaval, tendo em vista que o realizamos regulamente no  início do ano letivo. Vale ressaltar que nesta atividade envolvemos dois projetos: ‘Era uma vez e ‘A magia das cores’, que trabalha a literatura brasileira e as cores de forma pedagógica, respectivamente”, salientou.

Programação

Cmei Abelinha no Coroado (5)A ação teve um caráter pedagógico e educativo, pois a unidade escolar aproveitou o momento para  mobilizar os alunos, pais e comunidade escolar para a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Para enfatizar o combate houve uma encenação com alunos caracterizados de mosquito e super-heróis simbolizando um combate entre o mosquito e a sociedade.

Em seguida, houve desfile de fantasias. Neste momento os alunos demostraram a beleza de indumentárias carnavalescas. Os cincos primeiros alunos que venceram no quesito originalidade ganharam kits escolares.

E ao final do evento houve um momento de brincadeira e descontração ao som de marchinhas de carnaval. a atividade continuará no período vespertino, envolvendo no total em torno de 180 estudantes, pais e professores.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Divulgação Cmei Abelinha

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054