27/07/15 | 18:10
CMEE realiza palestra para prestar esclarecimentos a pais de alunos com deficiência

CME Promove reunião com pais. Fotos Cleomir (11)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na tarde desta segunda-feira, 27, uma palestra para prestar esclarecimentos a pais e familiares de alunos com deficiência que são atendidos pela rede municipal de ensino. O encontro que contou com a presença de 50 pessoas aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no Conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul de Manaus.

“Esta atividade já faz parte do calendário do Cmee. Nós a realizamos três vezes por ano, sempre com psicólogos trabalhando temáticas diferenciadas e envolvendo as famílias. A ideia é envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem e prestar esclarecimentos pertinentes sobre o dia a dia dos filhos”, explicou a Gerente de Educação Especial da Semed, Reni Formiga.

Durante a palestra, foi repassado aos pais os cuidados que eles devem ter com a higienização, medicação, com a frequência escolar, além da atenção que eles devem ter com os filhos durante o dia, dentre outros.

Para a dona de casa Lisandra Martins, mãe de Arthur Martins, que é autista e de Laura Vitória que tem Hidrocefalia, ambos alunos da Escola Municipal Benjamim Martins Fernandes, localizada no Bairro Viver Melhor, zona norte da cidade, a atividade foi relevante, porque tirou algumas dúvidas.
CME Promove reunião com pais. Fotos Cleomir (5)“Sempre que posso venho nestes encontros, porque são muito proveitosos e esclarecedores. Por exemplo, durante os encontros aprendi um pouco mais sobre as deficiências dos meus filhos, como devo agir diante de alguns de seus comportamentos e como posso ajudar no trabalho que os professores fazem em sala de aula”, ressaltou Lisandra.

O foco da palestra foi mostrar aos pais que o trabalho pedagógico realizado pelas as escolas da Semed deve estar atrelado à educação familiar. A palestra foi ministrada pela psicóloga do Cmee, Erika Simões. Ela enfatizou a relevância de elencar temas aparentemente comuns com os pais e familiares dos alunos com deficiência.

“Este encontro é importante para trabalharmos a questão de limites, regras de convivência dos alunos e, principalmente, mostrar aos pais que a família deve participar de todo processo de ensino-aprendizagem, ou seja, desde a escolarização até ensinamentos que são pertinentes a ela. Ou seja, o nosso objetivo aqui é reforçar o trabalho da família atrelado com o da escola”, salientou a psicóloga.

As outras palestras estão programadas para acontecer em outubro e novembro.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054