29/11/12 | 17:00
CME promove debate com a comunidade

Projeto do Conselho Municipal de Educação (CME) tem percorrido as escolas do município debatendo melhorias na educação com professores e comunitários.

“Só as práticas sociais levam à verdadeira cidadania”. A frase do professor e escritor João Cardoso Palma Filho exemplifica bem o projeto Plenária Itinerante, que o Conselho Municipal de Educação (CME) vem desenvolvendo junto às escolas públicas de Manaus. Na manhã de hoje (29), foi realizada, na Escola Municipal Álvaro César de Carvalho, a terceira reunião do projeto e teve como tema o controle social da educação.

O foco principal do evento foi levar informações aos professores e comunitários das legislações educacionais sob vários pontos de vista. Na ocasião, foi explicado, por meio de palestras ministradas por representantes dos órgãos de controle, como são aplicadas e fiscalizadas as verbas destinadas à educação.

Participaram do evento o Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e Controladoria Geral da União (CGU) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

Para a Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Elaine Ramos da Silva, o projeto tem conseguido alcançar o objetivo estabelecido.

“Nas primeiras reuniões trabalhamos os temas segurança nas escolas e plano nacional etnoracial, e agora o controle social da educação. Nosso objetivo era sairmos da sede do conselho e chegarmos perto das comunidades e dos professores e isso tem sido feito, já que estamos percorrendo as escolas”, falou.

Eliana Maria Teixeira de Assis, representante do Sinteam no evento, avaliou de forma positiva o debate promovido pelo CME.

“Penso que a descentralização é fundamental. Essas sessões itinerantes vão ao encontro de quem precisa receber as informações e isso é louvável”, disse.