21/01/13 | 12:41
Circuito do Trabalho passa pela Escola Madre Tereza de Calcutá

Aproximadamente 500 trabalhadores foram à Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, no ultimo sábado, 19, para resolver questões trabalhistas

Nesse sábado, 19, a Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, localizada no bairro Nova Floresta, zona leste da cidade, promoveu com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho – SEMTRAD e do Sistema Nacional de Emprego no Município – Sine/Manaus, o primeiro “Circuito do Trabalho”.

Estiveram presentes, o Diretor do Sine Manaus, Adonai Sabá, o Secretário da SEMTRAD, Guto Rodrigues, a gestora da escola, Renata Moraes, comunitários, dentre outros. A ação teve como objetivo oferecer aos trabalhadores serviços como: emissão de Carteira de Trabalho e Previdência (CTPS), solicitação de seguro desemprego e cadastro para oportunidades de emprego. Cerca de 500 pessoas foram beneficiadas.

Segundo o secretário da Semtrad, Guto Rodrigues, atividades como essas demonstram que a determinação do prefeito de Manaus, Arthur Neto, a todos os seus secretários, está sendo cumprida. Guto, em seu pronunciamento, frisou sobre a importância do Circuito aos trabalhadores que foram à escola em busca de soluções. “O que estamos propondo, hoje, a vocês é um banco de serviços que visa, principalmente, o acesso ao mercado de trabalho e a saída de problemas trabalhistas”, reforçou.

“Vejo esta parceria como um fator muito importante para que as comunidades sejam beneficiadas, pois como servidores públicos, independente de qual secretaria, precisamos gerar oportunidades e acesso aos diversos serviços que a Prefeitura tem a oferecer” salientou a gestora Renata Moraes, quanto à parceria que foi firmada para realização do Circuito. Ainda segundo Renata, a ação que aconteceu no sábado tem efeitos positivos, pois trazem benefícios tanto aos comunitários quantos aos seus filhos “A comunidade do Nova Floresta não necessita só de uma boa educação para os seus filhos, mas também, de serviços úteis e necessários iguais aos que estão sendo disponibilizados hoje, além do mais, atividades como esta são significativas, pois estreitam laços, ajudam para um bom rendimento escolar, aproximam a família da escola e, logicamente, influenciam na qualidade de ensino, explicou.

“Hoje, é um dia de oportunidades”. Assim foi denominado o dia para a moradora e mãe de aluno, Francisca Gomes, que foi à unidade educacional em busca de uma oportunidade de emprego para ela e seus filhos. “Fico feliz pela escola estar cumprindo seu papel social diante da comunidade, em proporcionar os serviços que estão sendo oferecidos”,  agradeceu a  moradora.

Andrea Rocha, que foi à Escola para dar entrada no seguro desemprego comentou que outras vezes que necessitou de um serviço semelhante conseguiu, porém com muita dificuldade e desconforto. “Agradeço a todas as pessoas que estão envolvidas neste dia, pois nas outras vezes que precisei resolver questões trabalhistas, passei momentos difíceis e constrangedores. Espero que hoje seja o primeiro de muitos Circuitos, não só aqui, mas em toda a cidade”, externou.

Atendimento

O evento aconteceu das 8h às 14h de forma simples e organizada. As pessoas eram encaminhadas às quatro salas disponibilizadas e atendidas de acordo com suas senhas.