09/05/16 | 14:43
Cidade do Livro Itinerante chega à Escola Francisca Mendes

RRA_9591Com o intuito de incentivar o hábito da leitura nas crianças brasileiras, a International Paper, empresa líder na fabricação de embalagens de papel, criou o projeto “Cidade do Livro Itinerante” para crianças de 6 a 10 anos. Pela primeira vez em Manaus, a ação chegou nesta segunda-feira, 9, à Escola Municipal Francisca Mendes, na zona Leste.

A Cidade do Livro abriu suas portas para receber os estudantes com atividades de leitura, contação de história e desenho. A estimativa é que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) leve mais de 7 mil alunos de 80 unidades de ensino para visitar o local até o próximo dia 20, data que encerra a ação.

RRA_9656A gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da empresa, Gláucia Faria, explicou que o projeto não terá nenhum custo para a Prefeitura. Tudo é realizado pela instituição a fim de levar ações de transformação social para as cidades onde há unidades fabris.

“O Instituto International Paper leva o projeto para cidades onde atuamos. Temos uma fábrica aqui em Manaus assim como em outros municípios que nós já levamos esse projeto. Nosso foco é na educação e meio ambiente. Nós acreditamos que por meio da educação conseguimos transformar a vida das pessoas, que é o lema do instituto”, disse.

RRA_9267A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, falou a importância das parcerias com empresas privadas neste momento de crise que o Brasil está vivendo. Segunda ela, ações como essas ajudam a Semed a manter a qualidade do ensino ofertado nas escolas.

“Nós estamos precisando de muita criatividade para trabalharmos e não deixar a qualidade do nosso serviço cair. Com isso, muitas empresas estão atendendo nosso chamado e nos ajudando muito. Essa parceria aqui é a demonstração desse compromisso que algumas empresas estão tendo com a sociedade”, destacou ao afirmar que a International Paper procurou a Semed no final do ano passado para organizarem a Cidade do Livro Itinerante.

RRA_9527“A fim de levarmos as crianças a entenderem a importância da leitura em sua vida, aceitamos a parceria porque  é o cumprimento de um de nossos principais descritores que é fortalecimento da alfabetização e letramento”, complementou a secretária.

Atividade

A Cidade do Livro é um espaço cenográfico temático de 250 metros quadrados, onde as crianças podem se deliciar com um acervo de mais de 200 livros infantis. Os alunos da Escola Municipal Francisca Mendes foram os primeiros a visitarem o local. Lá, conheceram o prefeito da Cidade do Livro, sua secretária e a mascote do município, a Tracinha, que adora comer livros.

Em frente à sede da prefeitura, os pequenos leram a Constituição da Cidade do Livro e fizeram a promessa de se tornarem leitores mais assíduos. Apaixonado por livros, Daniel Eduardo Monteiro, 8, do 3º ano, ficou encantado com tudo o que viu na cidade.

“Eu já li muitos livros infantis, como os Três Porquinhos e o jacaré. Achei muito bonita essa cidade e vou poder ler aqui. Eu gosto porque a gente aprende várias histórias”, afirmou.

 

Texto: Thiago Botelho

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054