19/12/16 | 10:28
Cerimônia marca os 20 anos de existência do Conselho Municipal de Educação

_MG_1170Para comemorar os 20 anos de fundação do Conselho Municipal de Educação (CME) foi realizada uma solenidade, na noite de sexta feira, 16, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Avenida Mario Ypiranga, Parque Dez, zona Centro Sul. O evento contou com a presença de membros do órgão, do Ministério Público do Amazonas, de professores da rede municipal de ensino e de pessoas ligadas a instituições da sociedade civil. O Conselho foi criado pela Lei Municipal nº. 377 de 18 de dezembro de 1996.

Na oportunidade,  a chefa do Departamento  de Gestão Educacional, Marcionília Bessa, que no ato estava representando a secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, parabenizou o CME e aproveitou o momento para agradecer a parceria e apoio do órgão no desenvolvimento  das políticas pedagógicas da Semed.

“Com apoio  e a parceria do Conselho Municipal de Educação a cada ano a Semed vem fortalecendo suas diretrizes e políticas públicas voltadas à educação. Por este motivo, aproveitamos esta solenidade para agradecer pela ajuda, por este apoio e parabeniza o órgão pelo trabalho prestado à Manaus”, agradeceu.

Além da homenagem, feita a todos os conselheiros que passaram pela instituição o evento serviu para demonstrar as pessoas o trabalho que foi desenvolvido pelo CME durante os 20 de fundação, segundo a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria das Graças Alves Cascais.

“Com este evento o Conselho tem o desejo de homenagear pessoas que passaram e contribuíram com os trabalhos da instituição  e, também quer apresentar o que fez e o que está que fazendo ao longo destes 20 anos de existência”, ressaltou Graça. ‘

_MG_1092A presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação  (UNCME), a mestre Gilvânia da Conceição, que veio à Manaus especialmente para a solenidade, frisou que o Conselho é um órgão colegiado, formado por diversos segmentos da sociedade civil organizada e representantes do poder executivo que  tem por objetivo discutir as políticas educacionais e tomar decisões importantes sobre  a organização do sistema municipal de ensino.

“O Conselho é órgão extremamente importante, porque enquanto órgão do Estado tem a função de falar ao governo em nome da sociedade. Outro papel importante do órgão é consolidar os processos de gestão democrática no âmbito educacional do município”, descreveu.

Homenagem

Durante o evento, teve a apresentação musical  e a entrega de certificados de honra ao mérito a ex-membros do conselho e as pessoas que ainda fazem parte do órgão.  A homenagem foi destinada principalmente a educadores. Um deles foi o professor de língua portuguesa, Francisco Lima, que fez parte do órgão de 2011 a 2015.

Segundo o educador, foi gratificante receber a homenagem do órgão que fez parte. “É ótimo ser lembrado pela instituição que  você parte. Eu estou extremamente feliz e honrado com a homenagem”, disse.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054