01/09/15 | 12:05
Cerimônia e premiação encerram as atividades da 4ª edição do Jaavas

Encerramento do JAAVAS. Aud da Semed. Fotos Cleomir (11)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, no final da tarde desta segunda-feira, 31, o encerramento da 4ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas). As atividades ocorreram de 21 a 28 de agosto, com a presença de alunos da rede, instituições e entidades que atuam com pessoas com deficiência. A cerimônia de encerramento foi no auditório da Semed, no Parque Dez, zona Centro-Sul.

O Jaavas é um evento da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Semed, em parceria com órgãos públicos e entidades privadas. A ação é anual e visa promover a inclusão social de pessoas com deficiência, despertando nelas o interesse pela prática esportiva e mostrando à sociedade suas capacidades e habilidades.

Encerramento do JAAVAS. Aud da Semed. Fotos Cleomir (51)Em 2015, o Jaavas teve uma média de seis mil participantes inseridos em mais de 32 atividades e cerca de dez tipos de modalidades esportivas. Entre elas, basquetebol, voleibol, queimada, jogos de piscina, natação e atletismo. As atividades foram divididas em três etapas: participação simples, kids e a competição. E mais 2,5 mil inscritos na corrida, no último sábado, na Ponta Negra, zona Oeste.

Segundo a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, o diferencial deste ano foi o número de participantes e o maior envolvimento da sociedade, que abraçou a causa e participou dos eventos. Para ela, a sensação foi de dever cumprido.

Encerramento do JAAVAS. Aud da Semed. Fotos Cleomir (55)“Por isso, hoje também estamos aqui para agradecer a todas as pessoas que se envolveram direta e indiretamente na ação e dizer que o evento não poderia ter acontecido sem este envolvimento, esforço e o empenho de todos que deram alguma contribuição. Quero dizer muito obrigada de coração a todas estas pessoas”.

A ação contou também com a colaboração de mais de 100 profissionais da educação e de demais secretarias do município e do Estado. Para a gerente de Educação Especial da Semed, Reni Formiga, hoje o Javas atingiu um novo patamar na sociedade.

“Percebemos que o Jaavas cresceu bastante e tomou uma proporção muito grande. Ficamos felizes com isso, porque a partir dos jogos, vemos mais inclusão e a possibilidade dos nossos alunos da rede municipal de ensino e das pessoas com deficiência de nossa cidade mostrarem seus potenciais, dentro das suas limitações e especificidades”, salientou a coordenadora dos jogos, que na solenidade representou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

Encerramento do JAAVAS. Aud da Semed. Fotos Cleomir (9)Envolvidos
Dentre as entidades participantes estava a Associação Amigos do Autista (AMA), que foi representada por dez alunos que participaram da II Corrida do Abracinho, da natação e dança.

Outra instituição parceira foi o Centro Universitário do Norte (Uninorte), disponibilizando 39 acadêmicos de Educação Física, que participaram do curso dos jogos recreativos adaptados, na arbitragem dos jogos, além da contribuição na organização da Corrida Rústica Abrace uma Pessoa com Deficiência e II Corrida do Abracinho.

O universitário Jackson Rogero, que foi um dos voluntários, afirmou que a ação lhe deu uma nova visão sobre as pessoas com deficiência e sobre um possível nicho de mercado dentro da sua área de atuação.

Encerramento do JAAVAS. Aud da Semed. Fotos Cleomir (35)“Fiquei maravilhado com tudo que vi durante os Jaavas. A capacidade, a disposição das pessoas que se dispuseram a ajudar. Os limites enfrentados por pessoas com deficiência e o carinho de familiares e profissionais da educação. Isto pra mim foi impactante”, relembrou.

Premiação
Durante a solenidade foram entregues medalhas e troféus às entidades, alunos e escolas que participaram e que se destacaram durante a 4ª edição do Jaavas. Umas das unidades de ensino premiadas foi a Escola Municipal São José, localizada no quilômetro 53, da rodovia AM-010 (estra que liga Manaus a Itacoatiara). A escola, por meio do aluno Diego Lira, que tem deficiência intelectual, ganhou os 1º lugares na prova de lançamento de pelota, salto à distância e nos 70 metros rasos. A 4ª edição do Jaavas ainda terá um último momento este ano com a mostra de dança e arte que acontecerá no dia 25 de novembro.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054