13/08/14 | 17:23
Cerca de 600 servidores da Semed são atendidos durante a Caravana da Saúde

Aproximadamente 600 servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam atendimento médico preventivo durante o período da Caravana da Saúde, que começou no dia 14 de julho e teve a cerimônia de encerramento nesta terça-feira, 12, no Clube Municipal, na Avenida Torqueto Tapajós.

A Caravana da Saúde foi uma ação promovida pela Semed, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed). O atendimento foi realizado nos sete distritos da Semed, localizados em todas as zonas da cidade, por meio do trailer com atendimentos oftalmológicos e com serviços oferecidos pela Carreta da Mulher.

De acordo com a chefe do Departamento de Serviço Social da Semed, Lúcia Regina, o afastamento por motivo de doença tem um número grande na Semed e a possibilidade de realizar exames preventivos pode ajudar a diminuir este índice.

“É grande o número de afastamento por motivos de doença, por isso tomamos essa iniciativa de levar o atendimento médico preventivo para os nossos servidores. Tivemos o apoio e parceria de outras secretarias, como a Manausmed, que disponibilizou um trailer com dois profissionais em oftalmologia, que foi um sucesso de atendimento. Assim como a Semsa, que deixou a nossa disposição a Carreta da Mulher, que levou diversos serviços para nossas servidoras. Esperamos que da próxima vez um número maior de servidores busquem atendimento, apesar de termos cerca de 600 atendimentos, acredito que podemos aumentar esse número e aumentar essa prevenção”, relatou.

O diretor adjunto da Manausmed, Hudson Lima, destacou a parceria das clínicas especializadas em oftalmologia que participaram diretamente da ação.

“Nossa parceria procurou com que o nosso servidor credenciado com a Manausmed tivesse a oportunidade de prevenção. Nossa participação foi com a oftalmologia, com o trailer equipado com dois profissionais que ficaram à disposição durante toda a Caravana. Tivemos a parceria do Centro de Diagnostico Oftalmológico da Amazônia (Cedoa) e da Vision Oftalmologia, duas clínicas especializadas que realizaram consultas”, informou.

A gestora Eulinisia Lima aprovou a iniciativa, alegando que a iniciativa reduz o tempo que o servidor gasta para conseguir o atendimento pelo método convencional.

“A Caravana facilitou o acesso do servidor aos exames médicos, pois nós vivemos ocupados nas escolas e não temos tempo para marcar exames, em esperar resultados. Essa aproximação, de levar o médico aos servidores, foi uma iniciativa muito boa”, relatou.

Segundo o gestor Ednelson Feitosa Oliveira, o exame preventivo evita que o professor precise se afastar da sala de aula no futuro.

“É importante esta ação, pois desempenha um papel de prevenção, não esperando o servidor ficar doente para tratar. Realizando essa prevenção evita que, no futuro, o servidor tenha que se ausentar da escola, ou o professor da sala de aula, para tratar da saúde”, informou.

Os atendimentos médicos encerram nesta quarta-feira, 13, na Escola Municipal Abílio Nery, no Clube Municipal, localizada na Avenida Torquato Tapajós, bairro Flores.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054