30/09/14 | 9:26
Cerca de 60 alunos de seis escolas municipais participaram do encerramento da 2ª edição do JEN

Alunos do ensino noturno de setes escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na noite desta segunda feira ,29, do encerramento das atividades da 2ª edição dos Jogos do Ensino Noturno (JEN), disputando a fase final da modalidade de futsal masculino. A competição aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Carlos Gomes, situada no bairro da Compensa, zona oeste.

Nesta fase participaram mais de sessenta alunos e uma escola de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ). Os JENs foram iniciaram em agosto nas DDZs de cada escola, onde foi feita uma seletiva, de onde saíram os campeões para fase final. A 2ª edição da atividade contou com a participação de mais de 1,6 alunos do ensino noturno.

As modalidades disputadas nesta edição foram: Futsal, Queimada, Vôlei, Tênis de Mesa, Dominó, Dama e Lance Livre. Em 2014, houve sete modalidades na competição, sendo que duas delas individuais e cinco coletivas.

O JEN tem o objetivo de promover a prática do desporto como instrumento na formação de cidadania, na redução dos índices de evasão escolar no turno noturno, proporcionando a prática esportiva na forma de competição, além da valorização dos alunos.

O assessor de Educação Física da Semed e um dos coordenadores do JEN , Zacarias Lopes,  mencionou porque os jogos são úteis para os alunos do ensino noturno . “A atividade é um auxilio a mais para que os alunos permaneçam no segundo semestre, porque é o período que há mais evasão entre eles, prova disso são os relatos que ouvimos dos gestores da escolas que oferecem o ensino noturno. Pensamos em criá-lo com intuito de diminuir o índice de evasão escolar, proporcionando um ambiente de integração, de sociabilidade, a vivencia de esporte e, também, o desenvolvimento do relacionamento interpessoal entre eles”, comentou.

Zacarias também mencionou as conquistas alcançadas nesta 2ª edição. “Esta edição foi muita positiva, avançamos na questão da redução do abandono escolar, na aceitação dos jogos por parte dos alunos, na melhoria do rendimento dos alunos que participaram da atividade, ou seja, há diversos fatores que devemos comemorar”, destacou.

A professora de Educação Física da Escola Municipal Raimundo Botinely, Patrícia Batista, relatou que a atividade esportiva reflete diretamente no desempenho do aluno em outras matérias.  “Vejo estes jogos como uma ação estratégica muito positiva da secretaria, que deve continuar, porque incentiva  o aluno do noturno a permanecer na escola, faz com se torne mais interessado em seus estudos, além de trabalhar sua concentração, raciocínio lógico, entre outros fatores. Portanto, a prática da atividade física e a participação dos jogos  em sua vida acadêmica refletem naturalmente em sala de aula”, comentou.

Carlisom Amaral, aluno da Escola Municipal Raimundo Botinely,  que conquistou o 1º lugar na competição, reforçou o que sua professora relatou anteriormente, dizendo que se empenha nas atividades físicas da mesma forma que se interessa pelos seus  estudos. “Assim como sou bom dentro do campo, tento ser dentro de sala de aula não faltando, tentando obter as melhores notas e participando de exercícios que são feitos em sala de aula”, descreveu o aluno campeão.

Participaram da final as escolas municipais Antonio Moraes, Raimundo Theodoro Botinely Assumpção, Themístocles Gadelha, Vicente de Paula, Carlos Gomes e Nova Vida. Os primeiros lugares ficaram com as escolas municipais Raimundo Botinely, Vicente de Paula e Antônio Moraes, respectivamente. No fim do evento, houve a entrega da premiação com troféus e medalhas para os competidores.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054