03/10/14 | 17:35
Cerca de 500 servidoras participam de programação do Outubro Rosa na Semed

Como parte da programação do Outubro Rosa em Manaus, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu uma palestra sobre o tema para aproximadamente 500 servidoras, na tarde desta sexta-feira (3), no auditório da secretaria. Na ocasião, o médico mastologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, abordou as causas e formas de prevenção do câncer de mama.

O evento marcou a abertura da campanha na rede municipal de educação e reuniu professoras, funcionárias da sede, agentes do Programa Municipal Saúde do Escolar e coordenadores das Divisões Distritais Zonais (DDZs). As participantes aproveitaram e esclareceram dúvidas sobre a doença.

Chefe da Gerência de Desenvolvimento do Servidor, Lúcia Regina apresentou estatísticas e comentou sobre as ações que a secretaria desenvolve em prol da saúde dos servidores. “Já tivemos aproximadamente 40 casos de neoplasia entre as servidoras da Semed. Destes, houve apenas dois óbitos, o que demonstra claramente que o câncer foi detectado a tempo”.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Semed promoveu a Caravana da Saúde para os servidores, em agosto deste ano. A Carreta da Mulher realizou cerca de 230 mamografias. “Nós nos preocupamos muito com a saúde dos servidores em geral e o objetivo destas ações é prevenir e detectar a tempo a doença, porque nós sabemos que quando detectado a tempo, há cura”, completou Lúcia.

O doutor Gerson Mourão comentou sobre os assuntos debatidos durante o evento. “Vamos informar como o câncer aparece, o motivo dos casos estarem aumentando e esclarecer algumas dúvidas. Se descoberto a tempo, a pessoa tem uma chance altíssima de ficar curada, e esse é o objetivo da palestra, despertar para a questão da doença”.

Ele informou, ainda, que a estimativa é que, apenas neste ano, sejam registrados 57 mil de casos de câncer de mama no Brasil. “Quase 80% dos servidores da Semed são mulheres e o trabalho que é realizado nos órgãos públicos, escolas e universidades mudou a realidade de como este tema é tratado”, completou o médico.

A subsecretaria de Gestão Educacional da Semed, professora Ana Maria Falcão, também comentou sobre a importância de trabalhar a prevenção do câncer de mama. “Nada é melhor que o conhecimento como instrumento de prevenção. Esta ação que a Secretaria de Educação, junto com esse grande movimento mundial de prevenção contra o câncer da mama está realizando é para cuidar da saúde da mulher,  juntamente com seus agentes de saúde, com seus professores, que também são agentes de multiplicação da informação”.

Lourdes Magalhães atua como agente de saúde no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Damasceno da Silva e contou como o trabalho é desenvolvido nas escolas. “Desenvolvemos três ações muito importantes, que são sobre a exploração sexual, o combate às drogas e o combate ao câncer de mama. Desenvolvemos campanhas com os professores, mães, pais e alunos e participamos constantemente de palestras e treinamentos a fim de multiplicar essas informações para a comunidade escolar”.

 

 

Texto: Luana Carvalho

Fotos: Cleomir Santos e Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054