06/06/18 | 16:02
Cerca de 50 mil alunos da rede municipal de ensino participam da 1ª fase da Obmep

Aproximadamente 50 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram da 1ª fase da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As provas foram realizadas nesta terça-feira (5/6), envolvendo 135 unidades de ensino de todas as zonas geográficas da cidade.

As provas são uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo Impa com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério da Educação (MEC).

O teste realizado foi de múltipla escolha, envolvendo questões de raciocínio lógico e resolução de problemas, com total de 20 perguntas. Os alunos foram divididos em níveis, de acordo com o grau de dificuldades, ou seja, nível 1 para estudantes do 6º e 7º ano e nível 2, destinados ao 8º e 9º ano. Os alunos da EJA também participaram das provas nos dois níveis de avaliação.

A classificação dos estudantes será de 5% melhores classificados por turma das unidades de ensino participantes da prova. Os alunos que obtiverem as melhores notas passam para 2ª fase, que ocorrerá no dia 15 de setembro. O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 13 de agosto, por meio do site www.obmep.org.br

De acordo com o coordenador municipal da Obmep, Francinaldo Mendes Nogueira, as escolas trabalharam com simulados, onde foi disponibilizado o banco de questões das provas anteriores para os professores trabalharem com os alunos. Disse, ainda, que também foi realizado um trabalho pedagógico com os Clubes de Matemática nas escolas, ao longo do ano, com as questões da Obmep.

“Na segunda fase, em torno de 2,5 mil alunos devem ser classificados. A nossa expectativa é que os nossos alunos possam alcançar cada vez mais um lugar de destaque. Uma medalha de prata ou ouro representa para nós um avanço na educação no município de Manaus”, comentou.

Premiação da Obmep

Pela primeira vez, a rede municipal de ensino teve um aluno vencedor da medalha de prata na Obmep. O aluno Matteo Freitas Reis, que estudava na Escola Municipal Paulo Graça, participou da prova nível 2, em 2017, e receberá a medalha de prata, neste ano, pelos resultados alcançados nas olimpíadas.

Ele será um dos homenageados, pela coordenação regional da Obmep, na cerimônia de premiação dos vencedores do Amazonas, que ocorrerá no dia 14 de junho, às 19h, no Auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, no Campus Universitário, bairro Coroado, Zona Oeste da cidade.

A outra aluna da rede municipal premiada será Laura Emanuele Medeiros de Freitas, da Escola Municipal Aristofanes Bezerra de Castro, que conquistou a medalha de bronze na última prova da Obmep.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Divulgação/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054