30/11/14 | 20:42
Cerca de 400 alunos com deficiência participam de 2ª edição Mostra de Dança e Arte do Jaavas

Talento e inclusão marcaram a 2ª Mostra de Dança e Arte da Pessoa com Deficiência. O evento faz parte das ações dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e tem o objetivo promover a inclusão e dar oportunidade para instituições mostrarem projetos e ações voltados para a pessoa com deficiência. O evento aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, zona centro-sul da cidade, reunindo  instituições filantrópicas, privadas e escolas da rede estadual de ensino.

“Inclusão é a palavra chave desta mostra. Ela vem encerrar as ações dos Jaavas de 2014 que beneficiou mais 4 mil pessoas, com atividades como a  Corrida Rústica Abrace uma Pessoa com Deficiência, Abracinho da Pessoa com Deficiência e Pedalada da Inclusão. Estamos felizes pelo trabalho deste ano, pois apesar de ter sido um pouco cansativo, foi muito gratificante. Estamos muito felizes por termos cumprido todas as metas pretendidas para 3ª edição dos Jogos e, mais ainda,  pelo resultado positivo que alcançamos este ano”, expressou a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral.

A programação da 2ª mostra foi variada e diversos ritmos foram apresentados, dentre eles: reggae, dança árabe, nordestina, lambada, carimbo  e axé. Além das danças, houve apresentações de rodas de capoeira, de cirandas, ginástica laboral e outros. Ao todo, foram mais de 27 apresentações, com a participação de 200 alunos da Semed, e mais 200 de outras intuições de ensino.

Umas das atrações da noite foram os participantes do Programa de Atividades Motores para Deficientes (Proamde), que é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvido há 14 anos.  Os participantes dançaram o tango em cadeiras de rodas, demostrando talento e jeito com o estilo musical.  Leopoldina Castro Amorim, coordenadora do Programa falou a respeito da ação  Semed.

“Eventos como esse demostram que há instituições em Manaus com propósitos afins, neste caso de potencializar e propor a inclusão de pessoas com deficiência em nossa cidade, por isso o Proamde que visa potencializar a prática da atividade física para estas pessoas, parabeniza a Semed pela iniciativa que está na sua segunda edição, mostrando que não há barreiras para pessoas com deficiência”, destacou Leopoldina.

Outro destaque da mostra foi a bela apresentação dos alunos da Escola Municipal Lírio do Vale. A unidade apresentou a coreografia da música  ‘Um anjo do céu’ da banda Maskavo.  A professora, Patrícia Coelho, que preparou os alunos para a mostra, explicou que o trabalho de inclusão foi feito com a música na turma composta por mais de 20 alunos com deficiência.

“A dança é uma ótima de forma de trabalhar a inclusão, de demostrar a capacidade e o enorme potencial que cada um dos participantes possuem. Meus alunos adoraram, nos preparamos durante um mês, ensaiávamos no decorrer das aulas e o interessante é que neste período percebi o quanto eles desenvolveram o seu lado cognitivo e motor”, falou a professora.

A mãe da aluna Vanessa da Silva, da Escola Municipal André Vidal de Araújo, Raimunda Carvalho, que foi ao evento para prestigiar a apresentação da filha, mencionou que não é a primeira vez que a menina participa das atividades dos Jaavas e que as participações contribuíram no desenvolvimento dela.

“Eu acompanho minha filha em todas as atividades do Jaavas e fico feliz como mãe, quando percebo o quanto são importantes para sua vida. Hoje, ela se tornou uma pessoa mais alegre, mais comunicativa e aberta a novas amizades. Isso é maravilhoso. A cada participação é uma animação, como hoje. Com isso, só  tenho  a agradecer e dizer que estes momentos de atividades estão trazendo resultados”, contou.

Para prestigiar os participantes, foi dado um troféu e medalhas ao fim de cada apresentação. A noite não se delimitou somente as apresentações, além delas houve exposições de artesanatos e barracas repletas de iguarias culinárias.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188