31/05/19 | 16:06
Centros Municipais de Educação Infantil realizam Festival Olímpico

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita Fonseca Veloso, localizado no bairro Alfredo Nascimento, zona Leste de Manaus, realizou nesta sexta-feira, 31/5, a 4ª edição do Festival Olímpico. A programação ocorreu na quadra poliesportiva Miguel de Sousa Reis e envolveu alunos do 1º e 2º período em brincadeiras e gincanas com presença dos pais. O evento contou ainda com a participação do grupo Canto da Mata.

As atividades tiveram como referência a equipe de futebol base do São Raimundo. Para a diretora Lorena Matos, a ideia foi transformar os alunos em escritores a partir da história do time local, além de trabalhar o festival como forma lúdica de ensinar para as crianças, com a temática da Semana da Literatura Amazonense e as ações do festival.

“Defino esse momento como surreal, uma vez que nossos alunos foram escritores e produtores dessa ação. Os jogos foram um momento para colocar em prática o que eles produziram ao longo do mês de abril e maio. Tivemos a oportunidade de trazer a família, mas toda comunidade para prestigiar esse evento no trabalho que realizamos na escola”, finalizou.

Para o industriário, Rafael Mesquita da Costa, 36, pai do aluno do 2º período, Zyahfael da Silva Mesquita, 5, os jogos são importantes para o desenvolvimento da criança.

“Acho muito interessante a escola fazer esse tipo de diversão. Esses jogos incentivam muito no desenvolvimento dos alunos. Quem sabe futuramente, algum deles possam escolher qual atividade pode seguir, só depende de cada um”, contou.

Graduado em Educação Física e pós em Fisiologia do Exercício, o jogador Marinho, 39, atualmente é o treinador da equipe sub-19 do São Raimundo. O atacante foi convidado para participar das atividades da escola e falou sobre o trabalho do Tufão da Colina.

“Participamos das atividades físicas e lúdicas, deixamos aqui um pouco da ideia do que é nosso projeto na base do São Raimundo, além da formação do atleta, mas do bem. Temos tentado com esse trabalho de cunho social, indo nas comunidades e nas escolas”, disse.

Cmei Dom Bosco
Com total de 272 alunos, o Cmei Dom Bosco, também realizou na nesta sexta-feira, o Festival Olímpico, com atividade dentro da temática “Família e escola: todos responsáveis uns pelos outros” da Semed. Segundo a diretora Anne Caroline Alves Albuquerque, o trabalho pedagógico começou na abertura do ano letivo com os alunos, mas vai continuar até o final do ano.

“Os jogos são muito bons, porque agregam muita coisa boa, não de forma negativa, mas sim bem positiva. Além disso, é uma forma das crianças estarem juntas com os pais participando e prestigiando o evento. Os jogos desenvolvem a mente e a parte motora das crianças”, afirmou.

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Paulo Rogério/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054