25/09/19 | 14:35
Centro de Educação Infantil inaugura sala de multimídia temática

No Dia Nacional do Trânsito, comemorado nesta quarta-feira, 25/09, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, localizado na zona Oeste de Manaus, realizou atividades de conscientização e inaugurou uma sala multimídia. Os equipamentos da sala foram doados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que premiou a unidade de ensino por conta do projeto ‘Parada na Faixa’, desenvolvido pela escola há cinco anos. Professores, alunos, pais e responsáveis participaram da ação.

A sala é equipada com uma Smart TV de 52 polegadas, impressora, scanner e um tablet com vários jogos pedagógicos. O IMMU doou os equipamentos para as secretarias que fazem parte do comitê ‘Vida no Trânsito’. “Nós escolhemos o Hermann porque é um Cmei que já desenvolve um projeto referente ao trânsito. Essa sala será utilizada por todos os alunos, que poderão trabalhar vários assuntos”, comentou Rosana Dutra, titular do comitê e assessora da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed.

Durante a ação, alunos e pais distribuíram panfletos aos motoristas que passavam pela frente da escola e gritaram palavras de ordem como, ‘Paz no Trânsito’, ‘Meu futuro depende de você’, ‘Respeite a faixa de pedestre’, ‘Cuide da vida’, entre outros.

Dentro da unidade, na pista ‘Vamos brincar de Trânsito’ foi simulado uma rua com sinalizações. Logo após a atividade foi inaugurada a ‘Sala Mágica da Tecnologia’, nome dado a sala multimídia.

“Como nós somos um Cmei de Educação Integral e Democrática, tudo é resolvido em assembleia junto com as crianças e nisso dois nomes foram escolhidos e nós resolvemos juntar e ficou “Sala Mágica da Tecnologia”. Os alunos participam de tudo, até da ornamentação do local, que será muito utilizado nas atividades de iniciação cientifica, servindo como um laboratório”, explicou Zilene Trovão, gestora do Cmei, que atende 502 crianças do maternal 3 a Educação Infantil no 1º e 2º período.

O trabalho de educação no trânsito é realizado a bastante tempo pelo cmei, por isso, os alunos estão por dentro do assunto e levam o que aprendem na escola para casa.

“É muito interessante essa capacitação que as crianças estão recebendo, as funções do semáforo, o respeito aos pedestres e toda situação do trânsito. Muitos motoristas hoje não respeitam os pedestres e nem a sinalização, por isso é muito importante que as crianças tenham essa experiência”, falou o venezuelano, Eduardo Hennig, pai da pequena Oriana de 4 anos.

 

Texto: Érica Marinho
Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054