06/11/18 | 10:27
Centro de Artes Aníbal Beça realiza espetáculo em comemoração aos 16 anos de existência e 15 anos do Grupo Curumim na Lata

Traços e particularidades da cultura local  foram demonstrados por meio de canções em  um espetáculo, envolvendo dança, música, arte e  instrumentos customizados. O evento, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 05/11, no auditório do Centro Municipal de Arte-Educação (Cmae) Aníbal Beça, no São José, zona Leste, foi um espetáculo em aos 15 anos do Curumim na Lata e 16 anos do Cmae. A atividade foi realizada em alusão ao Dia Nacional da Cultura, também celebrado também neste dia 5.

A atividade contou de amigos, familiares, ex-alunos do Cmae e do grupo Curumim da Lata.

A Subsecretária de Gestão Educacional (SSGE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, destacou que o trabalho realizado no Aníbal Beça é motivo de orgulho para o órgão, porque de forma integrada consegue fazer um trabalho na área da arte, a educação ambiental no caso do Curumim na Lata, e combater a vulnerabilidade social de jovens e adolescentes do São José.

“O Centro desenvolve um trabalho de extrema seriedade junto à comunidade, junto aos alunos do seu entorno, voltado às artes em suas várias modalidades e, também, a um trabalho social, pois ajuda a tirar jovens e adolescentes das ruas, da marginalidade, da ociosidade,  dando oportunidades e educação. A secretaria aproveita o momento para  parabenizar o grupo Curumim na Lata que ganhou grande destaque na rede municipal e na capital amazonense, por aliar o trabalho da arte à perspectiva da educação ambiental”, afirmou a subsecretária.

A coordenadora pedagógica do Cmae, Fernanda Dantas, disse que  o evento visa, sobretudo, mostrar de forma contextualizada um pouco do trabalho que foi e que continua sendo desenvolvido no espaço.  “O evento é muito gratificante para o Centro de Artes, porque mostra toda  essa  historicidade, por meio dos nossos grupos artísticos. Vale ressaltar também  que toda equipe vive esta atmosfera de festa, de cultura, música, dança de ritmos com muita alegria, afinal de contas são 16 anos de história do Centro e 15 do Curumim na lata  ”, disse.

Espetáculo

O espetáculo contou com repertório composto por  músicas regionais e nacionais que expuseram a cultura da Região Amazônica e particularidades da cultura nordestina. Além de componentes do Curumim na Lata, havia participantes do grupo de flautas Os Sopraninos, do Coral e Clarinete. Fizeram parte do show, por exemplo, as músicas Amazonas Moreno, Porto de Lenha e Aquarela do Brasil.

A  dona de casa, Nadja Ellen Gomes, que fez questão de participar da atividade, disse que não se arrependeu de prestigiar o show e que foi emocionante o momento.

“Fiquei encantada com espetáculo. Alunos, professores e demais envolvidos estão de parabéns”, comentou.

Centro de Artes

O centro de artes em seus 16 anos já beneficiou aproximadamente 10 mil estudantes, oportunizando o contato com a arte e música por meio de diversos cursos.

Hoje, o Centro oferece 17 cursos, entre eles: teatro, música, informática, ginástica laboral.

Curumim na Lata

O urumim na Lata é um projeto desenvolvido pela Semed, por meio do Cmae Aníbal Beça. Nos 15 anos de existência, já passaram pelo grupo aproximadamente 1 mil alunos. O seu idealizador do projeto é o percussionista Cláudio Valdez.

O projeto tem o objetivo de trabalhar a educação musical, de preservar e diminuir o impacto ambiental.

Para a maioria das pessoas que participam do projeto, o mesmo é visto como um divisor de águas e que sempre representará algo de positivo na vida delas. É o caso de Natanael de Oliveira, hoje graduando de Gestão de TI.

“O curumim foi muito importante na minha vida. Foi a minha segunda família, me deu a possibilidade de aprender vários instrumentos de percussão, como bumbo, e, mais importante ajudou a formar meu caráter e amadurecer as coisas importantes. Por isso, só tenho a agradecer pelo professor Valdez e pelo Aníbal Bessa pela chance que tive aqui”, frisou.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054