23/04/15 | 13:17
Cemasp do Polo 2 realiza Atendimento Interdisciplinar Interno

A equipe de profissionais do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) Polo 2 realizou atendimento aos pais e alunos, nesta quinta-feira, 23, O Cemasp é considerado um centro de excelência no combate ao abandono escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Polo 2 atende 119 escolas municipais, entre as zonas Norte e Centro-Sul da cidade.

O atendimento interdisciplinar é feito de acordo com a solicitação da unidade de ensino por uma ficha de encaminhamento, que visa prevenir o abandono do aluno da escola. A outra forma é pela Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai), quando o estudante já abandonou e precisa ser resgatado pela equipe multidisciplinar do Cemasp.

A coordenadora do Cemasp Polo 2, Juciana Vieira da Cruz, explica que é obrigatória a presença dos pais na hora em que o aluno é atendido. A educadora diz que esse procedimento é feito pela equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

“A dinâmica do atendimento depende muito da equipe e da própria demanda, seja de imperatividade, autoestima, dificuldade de aprendizagem, ou outro problema. Geralmente, o aluno é encaminhado a equipe e se verifica qual é o fator que pode estar interferindo no seu aprendizado. O resultado do atendimento multidisciplinar tem sido muito positivo com os pais e alunos”, comentou.

Com problema de leitura, o aluno do 5º ano matutino, Antônio Carlos Rocha Pessoa, 13, da Escola Municipal Francisco Pinheiro, bairro Monte Sinai, zona Norte, pela segunda vez foi atendido pelos profissionais da equipe multidisciplinar do Polo 2.

“Não consigo ler direito e sempre tive essa dificuldade, mas com a orientação dos responsáveis daqui fico treinando em casa leitura. Graças a Deus já comecei a melhorar um pouco. Acho que vou conseguir superar tudo isso, vou seguir o conselho deles, que dizem para eu vencer esse medo”, concluiu.

Leana Aurea Miranda Sousa, 26, e Diogo Silva Maranhão, 26, pais do aluno Diogo Souza Maranhão, 5, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tenente Roxana Pereira Bonessi, no Conjunto Amazonino Mendes, levaram a criança para ser atendida pela primeira vez, no Cemasp Polo 2. A mãe Leana Aurea, diz que o problema do filho é comportamento na escola.

“O atendimento foi ótimo e me aconselharam a conversar mais com ele e ter mais atenção com meu menino. Fui orientada a levá-lo para fazer um exame neurológico e vou voltar sempre aqui. O apoio desses profissionais daqui ajudam muito, porque assim temos como lidar com ele e aos poucos vou melhorar esse comportamento dele, que é muito danado”, concluiu.

A coordenadora do Polo 2, Juciana Vieira, explicou que atendimento ocorre na sede do centro, localizada na Cidade Nova, nas escolas municipais, por meio de assessoramento e o atendimento interdisciplinar interno, além de visitas domiciliares e palestras para os pais e alunos.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054