30/09/15 | 16:13
Cartas produzidas por alunos no programa Fórmula da Vitória são colocadas na ‘cápsula do tempo’

cartas abertas produzidas no Formula da Vitória (4)As 120 cartas produzidas por alunos de seis escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram colocadas em uma ‘cápsula do tempo’, nesta quarta-feira, 30, e só serão abertas em setembro de 2020. A ação faz parte do encerramento do segundo módulo do programa Fórmula da Vitória, desenvolvido pelo do Instituto Ayrton Senna (IAS) por meio de uma parceria com a Secretaria. A cerimônia aconteceu no auditório do Bosque da Ciência, na zona Centro-Sul.

O módulo do programa, como destacou a coordenadora municipal do IAS, Neuza Viana, trabalha com os alunos a construção de textos argumentativos, que foram elaborados entre os meses de julho a setembro. Segundo ela, todas as escolas que trabalham com o programa Fórmula da Vitória estão encerrando este segundo módulo, no qual foram elaboradas cartas abertas para facilitar o entendimento dos alunos.

cartas abertas produzidas no Formula da Vitória (12)“A DDZ Sul decidiu pegar essas cartas produzidas por esses alunos, que abordam temas diversos e colocar em uma ‘cápsula do tempo’, que será enterrada e aberta daqui a cinco anos para que possamos comparar o que os alunos escreveram sobre o que esperam para o futuro e o que aconteceu”, informou a coordenadora.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, acompanhou a apresentação dos alunos, que cantaram e leram várias cartas sobre diversos temas. Ela destacou a oportunidade que a parceria entre a Prefeitura e o IAS esta dando aos estudantes da rede municipal. “É uma surpresa muito gratificante, me identifico com a trajetória desses meninos, que superam suas dificuldades e não se escondem delas. Temos a convicção de que todos têm potencial e só precisam de uma oportunidade. E essa parceria reforça a estratégia de não se esconder, mas de trabalhar e valorizar o nosso potencial”, afirmou.

cartas abertas produzidas no Formula da Vitória (1)A ‘cápsula do tempo’ possui cartas de alunos das escolas municipais Antônio Matias Fernandes; Anastácio Assunção; Graziela Ribeiro; Izabel Angarita; Professor Paulo Graça e Villa Lobos. De acordo com a professora Themys Simões, que trabalha o programa Fórmula da Vitória, na Escola Municipal Villa Lobos, a melhora no desempenho de escrita e leitura dos alunos foi muito perceptível.

“É um trabalho muito bom. Incentivar a produção de texto é um desafio diário e os trabalhos me surpreenderam, como a forma com que os alunos conduziram e produziram as cartas. Eles tinham muita dificuldade de leitura e escrita no começo do projeto, mas agora é possível notar uma melhora significante”, contou.

A aluna Noemi Silva de Souza, 12, que cursa o 7º ano na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, contou que escreveu a carta aberta sobre o futuro do estudo para os jovens de 2020. “Escrevi para que os jovens abram seus olhos para os estudos, que continuem se empenhando para não perder oportunidades. Escrevi para que quando abrirem a carta eu possa estar cursando faculdade de medicina, que é meu sonho”, relatou a aluna.

cartas abertas produzidas no Formula da Vitória (3)Com dificuldades de leitura e escrita no começo do projeto, o aluno Luiz Paulo Mota Gomes, 12, que está no 6º ano na Escola Municipal Villa Lobos, contou que melhorou após entrar para o programa e sobre o que espera daqui a cinco anos. “Eu não lia muito bem e tinha dificuldade para escrever o que pensava. Depois de entrar para o Fórmula da Vitória, melhorei. Minha carta foi sobre o que espero para o meu futuro, os lugares que quero viajar, onde quero trabalhar e a faculdade que quero fazer. Quando abrirem a carta espero estar cursando engenharia e já viajado para os lugares que escrevi”, contou.

A cápsula com as cartas ficará sob a responsabilidade da DDZ Sul. Os alunos do programa se preparam agora para entrar no terceiro e último módulo, de reforço escolar.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054