18/06/15 | 11:27
Carreta do Programa Cozinha Brasil leva lições de nutrição saudável às crianças

Com o intuito de ensinar práticas de nutrição saudável de baixo custo e elevar os índices de saúde da comunidade escolar, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graciliano Ramos, localizado no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, recebeu, nesta quinta-feira, 18, a carreta do Programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi). O programa oferece curso de educação alimentar e tem percorrido diversas cidades do País, levando orientações de nutricionistas que estimulam uma alimentação de alto valor nutricional.

Uma nutricionista fez palestras para 120 crianças do 2° período, usando fantoches e vídeos interativos para despertar a curiosidade e atenção. Ao final dos ensinamentos, as crianças puderem degustar os alimentos preparados pelas cozinheiras do programa. O cardápio foi preparado no caminhão do ‘Cozinha Brasil’, que é, na verdade, uma cozinha móvel.

De acordo com a pedagoga da unidade de ensino, Nádia Moura, esta foi a melhor maneira de ensinar os alunos da educação infantil sobre a importância do consumo de alimentos ricos em nutrientes. “É uma maneira lúdica e acessível de passar às crianças a importância da alimentação saudável, o quê e como elas devem comer, além dos nutrientes necessários para o fortalecimento do corpo e da mente. Eles fizeram a palestra e, em seguida, a degustação dos alimentos, que foram preparados na hora. As crianças degustaram e aprenderam sobre o que estavam comendo”, explicou.

As palestras educativas serão apresentadas aos pais e responsáveis pelos alunos, além da comunidade do entorno da escola, conforme  calendário programado pela unidade escolar.

 

Texto: Thiago Botelho

Foto: Divulgação Cmei Graciliano Ramos

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054