26/11/10 | 9:42
Campanha Sorriso na Escola

Dando continuidade às atividades da 8º Campanha Municipal Sorriso na Escola, cerca de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Joaquim Gonzaga Pinheiro, na Vila da Prata, trocaram as atividades de classe por uma aula de higiene bucal. O evento aconteceu na sede da escola.

A quadra foi toda ornamentada com a temática da campanha e recebeu apresentações de teatro e dança. O ponto alto do evento foi a escolha do garoto e garota sorriso. Cinco casais desfilaram para três jurados. A vencedora foi a aluna Naylle Valquíria, 10, do 4º ano. Ela conta que mereceu o prêmio e explicou como faz para ter u sorriso bonito. “Eu escovo os dentes todos os dias e uso fio dental”, disse.

Na platéia os alunos participavam intensamente das atividades. A cada apresentação eles interagiam com palmas e gritos, alguns até dançavam ao som das músicas que falavam sobre higiene bucal. Lindolfo Júnior, 7, do 3º ano era um dos mais empolgados. “Estou gostando. Aprendi que a escova ajuda a limpar o sujo da boca, mas, não sabia que tinha que escovar a língua”, afirmou.

Atendimentos

O EMEF Joaquim Gonzaga Pinheiro é uma das escolas da rede municipal que possuem gabinete odontológico.  Lá 24 consultas são realizadas por dia, entre comunitários e alunos. “As criança nos fazemos um trabalho preventivo com palestras em sala de aula, além da aplicação de flúor, extração de dente e obturação. Com os comunitários fazemos a mesmo procedimento, com exceção das aulas. O trabalho é curativo e preventivo”, explica a dentista do EMEF, Rosenete Kimura.

Campanha Sorriso na Escola

A Campanha Sorriso na Escola faz parte do Programa Municipal Saúde do Escolar (PMSE) e visa fazer com que os alunos adquiram hábitos saudáveis de higiene bucal.

Neste ano, 101 escolas da rede municipal aderiram a campanha atendendo aproximadamente 50 mil alunos. A Técnica de Saúde Bucal da Semed, Aldacy Cordeiro, diz que o Sorriso na Escola chega ao fim com o sentimento de dever cumprido. “A adesão foi muito grande. 12 escolas da Zona rural rodoviária participaram. A campanha é continua e a meta para 2011 é aumentar ainda mais o numero de participantes”, falou.