15/06/12 | 12:32
Campanha de Dinamização e Valorização da Biblioteca Escolar

Com o objetivo de despertar nos diretores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca, pedagogos, professores, alunos e comunidade a importância da biblioteca no âmbito escolar, a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lança a Campanha de Dinamização e Valorização da Biblioteca Escolar, com o tema “Utilize a biblioteca de sua escola”.

O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório Luiz Geraldo Teixeira, da Semed, com uma programação que envolveu professores, gestores, bibliotecários, servidores e o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi.

A ação faz parte do Programa de Melhorias de Bibliotecas Escolares com o apoio das Divisões Regionais Educacionais (DREs) da Semed. As atividades serão realizadas nas escolas por meio de mutirões para organização, higienização do acervo mobiliário e espaço da biblioteca, entre outras atividades durante o ano letivo.

O Secretário da Semed, Mauro Lippi, prestou uma homenagem com a entrega de placas às bibliotecárias Maria Madalena Teixeira, da Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro, e Maria Giomar Vasconcelos, da Escola Nilton Lins, pelos serviços prestados durante muitos anos na rede de ensino. Segundo o chefe da pasta, o trabalho que é realizado pelos educadores é valoroso no processo ensino-aprendizagem.

“A Semed agradece as pessoas que compõem o quadro da Secretaria pela força e poder que transformam uma estrutura em prol da educação. Todos nós sabemos que as bibliotecas são importantes na vida do aluno, além do processo organizacional e de conteúdo. Esse evento vem justamente para melhorar ainda mais o ambiente em que as crianças, jovens e adultos buscam conhecimentos escolar para suas vidas”, comentou.

A programação ainda contou com apresentação de um vídeo de lançamento da Campanha de Dinamização e Valorização da Biblioteca Escolar; palestra com o tem “A contribuição do bibliotecário e do professor no uso dos recursos informacionais’, com o Professor Moisés Cabete, da Escola Municipal Izabel Angarita, e relato de experiências com o tema “Construção de Blogs como forma de dinamizar as ações da biblioteca”

A Escola Municipal Abílio Nery, bairro Flores, Zona Centro-Oeste da cidade, possui sua biblioteca escolar com um acervo de 2.196 livros, entre didáticos pedagógicos, paradidáticos, obras literárias, literatura infantil, e outros, que atendem os 506 alunos do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da comunidade em geral.

“O trabalho é feito nos três turnos pelas bibliotecárias, que fazem de tudo para atender nossos alunos. Nós procuramos dinamizar nossas atividades, porque a biblioteca é muito importante, já que, por meio delas, o estudante tem acesso a inúmeras informações em pesquisas e leituras. São inúmeros benefícios e a prefeitura está enviando novos livros que contribuirão com a escola em seu acervo”,finalizou o diretor da escola, Ednelson Feitosa de Oliveira, um dos participantes do encontro.

Acervo      

A Semed contabiliza 198 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade que oferecem biblioteca escolar. A Secretaria recebe todo acervo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esse ano foram adquiridos mais 109 títulos, com um total de 44 mil exemplares que estão em processo de distribuição nas escolas municipais que possuem ou não biblioteca escolar.