18/05/11 | 13:05
Caminhada Exploração Infantil

Cerca de mil alunos da rede municipal de ensino participaram na manhã de hoje (18), de uma caminhada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento percorreu as ruas do Centro de Manaus chamando a atenção da população ao tema e reuniu mais de 20 mil pessoas.

A Escola Municipal Senador Fábio Lucena, localizada no Bairro Nova Esperança, levou uma caravana com 80 alunos. Vanderléia dos Santos, 14, do 9º ano explica que durante o ano a escola promove palestras sobre o assunto. Ela espera que a caminhada possa levar informações do tema às pessoas.

“Acho uma boa iniciativa porque as pessoas vão conhecer o disk denúncia e ajudar na luta pela paz”, disse.

A Coordenadora do Pair (Programa de Ações Integradas e Referencias de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil), Eliana Hayden, lembra que a Semed trabalha a prevenção da violência sexual contra crianças desde setembro de 2003.  Neste ano as ações começaram em março.

“Desde o dia nove de março estamos numa grande mobilização com passeatas nas zonas geográficas no entorno das escolas. Além disso, estão sendo realizadas atividades como: produção de textos, desenhos artísticos e redações abordando a temática do abuso sexual como prevenção”.

Crianças

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Herman Gmeiner também promoveu uma passeata na manhã de hoje (18). 90 crianças de três há cinco anos acompanhadas dos pais, percorreram as ruas do bairro Ajuricaba chamando atenção dos moradores para este tipo de violência.

“Acho importante debater esse assunto porque hoje em dia está acontecendo varias coisas desagradáveis para as crianças”, afirmou Aldecy Mendonça, mãe da aluna Jamily de 5 anos.

A escola infantil está a duas semanas debatendo o assunto com alunos e pais.

“Passamos filmes para as crianças e alertamos os pais sobre a questão da pedofilia, e fechamos com a caminhada que é a culminância de todos os trabalhos”, disse a Diretora do CMEI, Grabriela Karoline.