21/08/12 | 19:23
Cafu visita a Escola campeã do Ideb na Rede Municipal

A  Escola Mul. Vicente de Paula recebeu a visita ilustre do ex- jogador de futebol Marcos Evangelista de Morais, o Cafu. Capitão da Seleção Brasileira na conquista do pentacampeonato mundial, em 2002, Cafu é o recordista de jogos pela Seleção Brasileira com 148 partidas.

Ele está em Manaus  para palestrar no evento Ciclo de Palestras Copa do Mundo e Responsabilidade Social promovida pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM). Em sua apresentação, Cafu relatou experiências vivenciadas nas Copas do Mundo em que atuou (1994, 1998, 2002 e 2006) e o trabalho de responsabilidade social que desenvolve por meio da “Fundação Cafu”, entidade sem fins lucrativos que surgiu em 2011, no bairro Jardim Irene (São Paulo), onde Cafu residiu durante a sua infância.

A Escola Municipal Vicente de Paula foi a escolhida para a visita de Cafu por ter sido a escola com a melhor pontuação do Ideb da rede municipal de ensino, com 6,1 de nota, acima da média nacional para as séries iniciais (1º ao 5º ano). A Escola também é referência de ensino na capital, já que é bilíngue e conta como uma estrutura física de excelência.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, receber Cafu em uma escola municipal serve de exemplo para os alunos seguirem o caminho certo.

“O Cafu muito nos honra com a sua presença. O trabalho de estímulo ao esporte em nossa cidade tem sido feito mostrando o trabalho desses atletas aos jovens e crianças. São exemplos dentro do nosso país que devem ser seguidos. Que essa escola seja penta também no IDEB”, ressaltou o secretário.

O ex-jogador de futebol, Cafu, direcionou sua fala aos jovens e crianças da Escola Mul. Vicente de Paula lembrando que eles já podem ser considerados campeões da vida. “Não é fácil ser a primeira escola no IDEB sendo que competiu com outras escolas de grande porte. O campeão não é apenas no futebol, mas no dia a dia. Vocês já podem ser considerados campeões. A minha vinda à escola é para dizer aos alunos que o caminho do bem é um caminho  nobre  e deve ser seguido. Nós, adultos, devemos ter o compromisso  de passar aos jovens o que é correto”, afirmou o ex-atleta.

Além de parabenizar os alunos, Cafu se atualizou sobre outras premiações da escola e aproveitou para deixar seus parabéns para os profissionais que lá trabalham. “Quero parabenizar  a escola Vicente Paula pelo titulo de 1º lugar no Prêmio de Gestão. Acho que o esporte é a única maneira de conscientizar as pessoas que estão à margem da sociedade e amadurecer jovens que têm algum  talento. O medo de perder tirar a vontade de ganhar,  lute porque só lutando você vencerá”, enfatizou Cafu.

Para a gestora da Escola Mul. Vicente de Paula, Maria Santana, a fórmula de todo esse resultado é uma gestão participativa.

“Em nossa escola trabalhamos uma gestão participativa onde todos se envolvem e interagem com a comunidade. É um trabalho em equipe e de humanização com toda a comunidade escolar. Este é um momento inesquecível em que recebemos o Cafu, um de nossos atletas que estará sempre em nossas lembranças e em nossos corações”, ressaltou a gestora.