23/12/14 | 11:33
BID destaca parceria com a Prefeitura de Manaus para melhorar a qualidade da educação

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destacou em seu site a parceria com a Prefeitura de Manaus para expandir a cobertura e melhorar a qualidade da educação no Ensino Infantil e Fundamental nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A publicação destaca que o BID investirá empréstimo, para ampliar a cobertura e melhorar a qualidade da educação em Manaus, de US$ 52 milhões para apoiar o Projeto de Expansão e Melhoramento Educativo da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

A publicação pode ser conferida no site do BID por meio do link http://goo.gl/SzwxOH.

O site ressalta que o crédito do banco mais a contrapartida da Prefeitura de Manaus no valor de US$ 62 milhões permitirá a abertura de novas vagas na Educação Infantil e Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que melhorará a qualidade da educação nos níveis infantil e fundamental e fortalecerá a capacidade de gestão da Semed.

O Proemem prevê a construção de 26 Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes), cada um com um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef). Ou seja, serão 13 Cmeis e 13 Emefs. Além disso, está prevista a construção de sete creches. O projeto contribuirá, ainda, para substituir escolas que utilizam instalações alugadas.

O programa apoiará a melhoria da qualidade da educação fundamental com a elaboração e implantação de programas de aceleração da aprendizagem por meio de reforço escolar para alunos com resultados acadêmicos mais baixos. Financiará ainda a reformulação dos concursos de ingresso à profissão docente e seu período de teste e fortalecerá os processos de seleção e capacitação dos formadores de professores.

O empréstimo do BID tem prazo de 25 anos, com período de carência de 5,5 anos e taxa de juros baseada na Libor (London Interbank Offered Rate, ou taxa preferencial de juros).

 

Texto: Cleidimar Pedroso

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188